A concessionária Águas de Palhoça inicia, na segunda-feira (26), um projeto de modernização e reforço do sistema de abastecimento de água na cidade: a instalação de telemetria e automação de 15 boosters (bombas pressurizadoras) em diferentes bairros do município. A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à segurança hídrica da população, especialmente em áreas com maior variação topográfica ou demanda crescente.
A primeira unidade, no dia 26, será instalada no bairro Green Village e, para viabilizar os trabalhos, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água na região durante o período da intervenção. A concessionária orienta os moradores a se prepararem com antecedência, armazenando água de forma segura e evitando o desperdício.
Ao todo, serão investidos R$ 900 mil no projeto, que deverá ser concluído em dois meses. A instalação dos equipamentos será feita de forma gradual, bairro a bairro, e a empresa divulgará com antecedência o cronograma das próximas paradas.
Segundo a Águas de Palhoça, cada booster tem a função de aumentar a pressão da água nas redes de distribuição, garantindo que o abastecimento chegue de forma mais eficiente a residências localizadas em pontos elevados ou mais distantes dos centros de distribuição. A iniciativa deverá beneficiar diretamente cerca de 15 mil pessoas no município.
Além de melhorar o abastecimento, os boosters contarão com sistemas de automação e telemetria, o que permitirá uma gestão mais eficiente da rede, com controle em tempo real, resposta rápida em caso de falhas e aumento da segurança hídrica.
Interrupções temporárias
Durante o período de instalação dos equipamentos, algumas regiões poderão enfrentar interrupções temporárias no fornecimento, que devem ocorrer ao longo de uma manhã ou uma tarde. A concessionária destaca, no entanto, que clientes com caixas d’água bem dimensionadas não devem sentir os efeitos do desabastecimento, mas recomenda atenção para que todos possam se preparar adequadamente.
“Essa é uma ação preventiva e estruturante, que busca não só resolver gargalos atuais, mas preparar Palhoça para o crescimento futuro da cidade. Sabemos que qualquer interrupção no abastecimento causa transtornos, mas estamos comprometidos em minimizar os impactos e trabalhar alinhado às demandas da população”, explica a gerente de operações da concessionária Águas de Palhoça, Joana Andreazza Claudino dos Santos.
A Águas de Palhoça reforça que, durante as intervenções, os canais de atendimento à população permanecem à disposição para esclarecimento de dúvidas no 0800 595 4444 por telefone e whatsapp no mesmo número. Os comunicados serão divulgados antecipadamente também no site e mídias sociais (Instagram e Facebook) da Águas de Palhoça.
16/05/2025
16/05/2025