Durante uma operação realizada em três pontos estratégicos do município de Palhoça, entre eles a Barra do Aririú e o bairro Caminho Novo, agentes de fiscalização apreenderam 103 carretéis de linha chilena — material conhecido por ser extremamente cortante e cujo uso é proibido por lei.
A ação faz parte de uma força-tarefa para coibir a presença e o uso desse tipo de linha, que representa um sério risco à vida de pedestres, ciclistas e motociclistas. Por ser composta por pó de quartzo e outros elementos abrasivos, a linha chilena pode causar ferimentos graves e até mortes.
A Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse, fabricação, comercialização e uso da linha chilena e da linha com cerol em todo o estado de Santa Catarina. A legislação foi criada justamente para proteger a população dos perigos provocados por esses materiais durante soltas de pipas ou outras práticas recreativas.
As equipes de fiscalização reforçaram que as ações vão continuar em diferentes regiões da cidade. “Nosso compromisso é com a segurança da população. Vamos seguir combatendo as práticas ilegais nesta cidade”, enfatizou o prefeito em exercício de Palhoça, Rosiney Horácio.
23/05/2025
16/05/2025
16/05/2025