Foto: DIVULGAÇÃO
Por: Willian Schütz
Alagamentos, vias interditadas, pessoas ilhadas e até a morte de uma família. Esses foram estragos provocados pelas chuvas que atingiram Palhoça nesta terça-feira (9). Em menos de 24 horas, o volume de chuva ultrapassou todo o esperado para o mês inteiro. A Prefeitura chegou a decretar situação de emergência e abriu um abrigo no Passa Vinte. Equipes de resgate também precisaram agir em diferentes pontos da região.
A chuva teve início por volta das 5h e, ainda pela manhã, diversos bairros já estavam alagados, como Aririú, Barra do Aririú, Bela Vista, Caminho Novo, Centro, Guarda do Cubatão, Jardim Eldorado, Passa Vinte e Pagani.
Conforme informações divulgadas pela Defesa Civil de Palhoça, no meio da tarde, a chuva já tinha ultrapassado a marca dos 140 milímetros. “É importante ressaltar que, em condições normais, o índice para o mês de dezembro seria de aproximadamente 100 milímetros”, destacou comunicado da Prefeitura.
Em meio às diversas ocorrências registradas, com equipes de bombeiros e Defesa Civil atuando em toda a cidade, a Prefeitura decretou situação de emergência. Em paralelo, foi aberto um abrigo provisório no Caic, no Passa Vinte.
Óbitos em Palhoça
Além dos diversos pontos de alagamento, com diversas famílias atingidas, uma tragédia aconteceu. No final da manhã, um carro foi arrastado pela força das águas enquanto trafegava pelo São Sebastião. O veículo ficou submerso. Dentro dele, estava um casal, acompanhado da filha deles, ainda bebê. Os três morreram.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quando o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) chegou ao local do incidente, a guarnição se deparou com o veículo parcialmente submerso, pressionado pela correnteza. “A equipe do GBS realizou o acesso ao automóvel para estabilização da cena. No interior, foram confirmadas duas vítimas adultas”, confirmou, em nota.
A terceira vítima era uma bebê, filha do casal. Ela já havia sido localizada pela Polícia Militar às margens do rio, também sem vida.
“A mulher foi retirada inicialmente. A segunda vítima, um homem adulto, encontrava-se presa dentro do veículo, exigindo apoio de um guincho para remoção do automóvel da zona de risco. Após a retirada, a guarnição realizou o resgate da vítima. As três vítimas ficaram aos cuidados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para os procedimentos periciais”, consta em nota dos Bombeiros.
O governador Jorginho Mello (PL) chegou a se pronunciar sobre o caso. “Recebi com enorme tristeza a notícia da morte de um casal e de um bebê em Palhoça. Minha solidariedade aos familiares e à comunidade”, disse Jorginho.
Ocorrências em toda região
Desde as primeiras horas da manhã de terça (9), equipes dos Bombeiros estiveram mobilizadas para responder aos inúmeros chamados em razão do ciclone extratropical que atingiu a Grande Florianópolis. Até as 18h, foram registrados 25 atendimentos pela corporação, envolvendo sobretudo resgates de pessoas ilhadas e corte de árvores.
Entre 2024 e 2025, os Bombeiros registraram um aumento de 182% no número de ocorrências atendidas devido a alagamentos.
Recuperação
Na quarta-feira (10), Palhoça amanheceu sem chuva. Por isso, a Prefeitura iniciou uma grande força-tarefa para limpar ruas e restabelecer serviços.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos, da Defesa Civil e de demais secretarias municipais foram distribuídas pelos bairros mais atingidos: São Sebastião, Caminho Novo, Ponte do Imaruim, Centro, Bela Vista e Aririú. Nessas localidades, as equipes realizaram remoção de entulhos, desobstrução de vias, limpeza de bocas de lobo e apoio aos moradores. “Máquinas e caminhões percorrem as áreas afetadas para acelerar a recuperação do município”, informa a Prefeitura.
Já o abrigo provisório encerrou as atividades na manhã desta quarta-feira (10). A estrutura foi montada imediatamente após o início da chuva, garantindo apoio, alimentação e um local seguro durante o período mais crítico.
“A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e orientando a população. Mesmo com a melhora nas condições climáticas, o município permanece em situação de emergência, o que permite acelerar ações de reconstrução”, pontua comunicado da Prefeitura.
11/12/2025
11/12/2025
11/12/2025
09/12/2025