Duas sílabas; um verbo com amplo sentido. "Pulsar" vem do latim "pulsare" e pode significar, segundo o dicionário Michaelis, "movimentar-se num determinado ritmo por meio de impulsos". Essa definição se enquadra no propósito do "Pulsa Palhoça - Trilha Sonora", projeto que visa impulsionar o alcance da música autoral palhocense através de apresentações em espaços de grande circulação. A primeira delas será no dia 25 de outubro, na Praça 7 de Setembro, Centro de Palhoça.
Inicialmente, o show seria neste sábado (18). Porém, a previsão de chuva intensa ocasionou no adiamento. Isso porque as condições chuvosas atrapalhariam o show, realizado a céu aberto.
A iniciativa surge da parceria entre as bandas Yaju e os Hipertensos, Soul Cream, Demorantes e Akanoá, atuantes no cenário autoral da região. O repertório dos shows gira em torno das quatro faixas da “Pulsa Coletânea #1”, lançada na última sexta-feira (10) e disponível no endereço virtual: https://bit.ly/pulsa-coletanea. Neste trabalho, cada uma das bandas assina uma canção.
Segundo a organização, os shows do projeto serão realizados em locais públicos do município, durante o dia, em horários alternativos e estratégicos. A ideia é fugir do formato tradicional, levando música de encontro ao público ao invés do contrário.
Por isso, um dos pontos mais conhecidos de Palhoça foi escolhido para o show de estreia do projeto. A apresentação será na Praça 7 de Setembro, com um palco montado a céu aberto, a poucos metros do Centro Cultural Laudelino Weiss.
O horário de início também vai de encontro à proposta. Isso porque as bandas começarão a subir no palco a partir das 11h, uma vez que as manhãs de sábado são de movimento intenso no comércio central.
“Mais do que apresentações, o projeto é um movimento de valorização dos artistas locais, de fortalecimento da cena autoral e de ocupação cultural dos espaços públicos”, argumenta a organização.
O show continua
Depois do show na praça 7 de setembro, o “Pulsa Palhoça - Trilha Sonora” irá desembarcar em outro bairro palhocense. Dessa vez, o show do projeto será na Praça da Barra do Aririú. Novamente, a apresentação será gratuita e aberta ao público. O intuito é conectar arte e cotidiano local. Por conta dos adiamentos, a nova data ainda deve ser confirmada.
Realização
A união das bandas Yaju e os Hipertensos, Soul Cream, Demorantes e Akanoá já rendeu outros frutos. Esses representantes da cena autoral palhocense já estiveram juntos em projetos anteriores, como o “Recorte — Palhoça na Estrada”, que percorreu diversas cidades catarinenses, e o “Aracuã Festival”, show em alusão aos 50 anos do icônico Palhostock.
Vale destacar que os shows do projeto “Pulsa Palhoça – Trilha Sonora” são realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) — Edital 018/2024. A intermediação é da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (Fmec), de Palhoça. A “Pulsa Coletânea #1”, por sua vez, foi uma iniciativa do Octopus SoundBox, em união com as bandas parceiras.
16/10/2025
02/10/2025
26/09/2025
26/09/2025