1775c26bd63c90e2b887a6e0fa5cac5f.jpeg Concessionária Águas de Palhoça orienta sobre a instalação da caixa padrão

7809cc3eab0acd0c14539deb09803d5f.jpeg Atendimento digital traz mais praticidade para clientes da Águas de Palhoça

94a64e1afe6ed6ebbf36afefd430c814.jpeg Trecho da BR-101 em Palhoça será bloqueado para instalação de pórtico de radar

b62f3dd7da4159d5b369c9f141f1672a.jpeg Celesc coloca à venda terreno às margens da BR-101, em Palhoça

99aa2681fa818ddc218a08fd2cb1ab07.jpeg Operação ‘Rota Alternativa’ realiza ações em Palhoça e outras quatro cidades

e559640c6ff14a1011e4a968dd8f0e11.jpeg Neste sábado (25): show gratuito marca estreia do projeto ‘Pulsa Palhoça - Trilha Sonora’

3dc5c5ec10f21ba196c688abf32ddd77.jpeg Chegada do Papai Noel marca início da Campanha Natal Sensacional do ViaCatarina

a3911382946549ec4e2f0f68c7b24400.jpg Parque da Serra do Tabuleiro celebra 50 anos com programação cultural

019dae48a261e094151037ba3ca32224.jpg Banda Astronave de Papel apresenta composições lúdicas para crianças e adultos no Cine Play Day

21f11f007f6ac0fd767aa0b364e918bb.jpeg Abertura da Taça Brasil de Surf terá exibição de filme e show gratuito na Guarda do Embaú

b6174b9bf35fcf1313be89d47247d1f9.jpeg Águas de Palhoça apoia etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na Guarda do Embaú

e8aa8e4baa1f9a9bbeb474578b98e603.jpg Guarani faz a final da Série C neste domingo (26), em Palhoça

84a32aa54c12175c2f65b457cf0207f4.png Equipe de Palhoça se destaca em competição estadual em Joaçaba

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

SP e SC: caminhos paralelos na retomada do Turismo

Artigo enviado por Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

1ca74e032cbf913fe2a43a9f3f00cefc.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Vinicius Lummertz*

 

O Turismo, como atividade econômica e fenômeno social, foi o primeiro a entrar na crise da pandemia da Covid-19 e está entre os setores mais afetados. E isso de forma inédita, já que todos os segmentos – agências, operadoras, hotéis, companhias aéreas, locadoras de veículos e, portanto, destinos – foram atingidos.

O acompanhamento que temos feito do setor privado indica quedas nunca menores que 50%, sendo que em alguns casos a redução ultrapassou os 90%, como o transporte aéreo de passageiros.

Impacto imediato dado, é urgente a construção de cenários ou análises que sinalizem os caminhos da retomada. Como o turismo de Santa Catarina voltará ao curso normal? E São Paulo, ao mesmo tempo principal destino e maior emissor nacional, como irá reagir? Como esses dos vieses de encontram?  

Primeiro, nada voltará a ser como antes. Nem em Santa Catarina, São Paulo, no Rio de Janeiro ou na Bahia. As relações de consumo, o valor do que é comprado, a segurança e os cuidados dedicados aos visitantes serão alguns dos fatores que forçosamente passarão por mudanças. E terá melhor desempenho o destino que já estiver olhando para sua cadeia de valor, focando nas melhorias que, não nos iludamos, todos teremos que fazer.

Santa Catarina tem uma vantagem subliminar nada desprezível: goza de uma boa imagem. Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e diversos outros destinos tem uma imagem positiva no imaginário nacional, além de reunir dois ativos valorizados: praias e cultura moldada pela presença dos imigrantes, além de um ativo de meio ambiente que não pode ser desconsiderado. Ou seja, componentes importantes para um produto turístico.

São Paulo, líder nos grandes eventos, na gastronomia e nas viagens de negócios, tem fora da capital um turismo que busca se diferenciar, mas sem uma imagem cristalizada em outros estados emissores ou no exterior e enfrentando a concorrência.

As tendências indicam que o turismo do pós-pandemia voltará pelas viagens de curta distância em um primeiro momento, trazendo oportunidades, portanto, para as cidades e regiões turísticas de São Paulo, já que o viajante mora no estado. Depois as viagens nacionais, e por fim o retorno das viagens de longa distância.

A se confirmarem essas tendências, Santa Catarina deve se preparar para a captação desse turista paulista, que buscará destinos de menor movimento, de experiência, de convivência cultural e contato com a natureza. Ter qualidade, serviços autênticos e os novos cuidados pós Covid-19 serão os primeiros passos.

 

(*) Catarinense, ex-ministro do Turismo, ex-presidente da Embratur e secretário de Turismo de São Paulo

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg