bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

ae6248461310c7fffba4961679a139a0.jpeg Entenda quais são os quatros pilares do saneamento básico

e6aee8f77968bdd35b522b8ad22e1d1e.jpeg Acesso ao saneamento básico contribui para a permanência de estudantes na escola

FMP: alunos serão voluntários em evento de windsur

Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Windsurf Slalom será disputado entre 31 de outubro e 3 de novembro, na Ponta do Papagaio

0b836a89a87cc8221ac7b737171a3188.jpg Foto: LUCIANO SMANIOTO

Alunos da quarta fase do curso de Gestão em Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) vão trabalhar como voluntários durante o Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Windsurf Slalom, que será disputado entre 31 de outubro e 3 de novembro, na Ponta do Papagaio. Bruno Wildner e Cristiano Dias, dois dos organizadores do evento, e o gerente de regata Alexandre Neves fizeram uma reunião com os universitários na manhã de terça-feira (8), nas dependências da FMP.
Os organizadores mostraram as funções que os estudantes devem desempenhar e mapearam a participação de cada um no evento, que vai contar com cerca de 50 pessoas trabalhando nos quatro dias de provas, entre voluntários e profissionais contratados. Foram organizadas equipes com funções específicas: há voluntários que irão trabalhar em barcos, e outros, em terra. Todos ganham uniforme e alimentação, e quem trabalhar durante os quatro dias de evento também vai receber hospedagem em pousada da região. “É um aprendizado único para os alunos. Nós, da FMP e do curso de Turismo, ficamos muito gratos com a possibilidade de oportunizar esse momento para os alunos. Poucos são os eventos dessa magnitude, então, acho que vale muito”, comenta a Ana Bárbara Mendonça Dias. “A disciplina é Planejamento e Organização de Eventos, e nada melhor do que viver a prática. Os alunos vão colocar em prática tudo o que a gente tenta passar para eles no conceito”, acrescenta a professora. “Para nós, alunos, será uma experiência de grande valia para o futuro, pois um campeonato sul-americano, onde temos atletas de outros países e culturas e onde podemos, além de conhecer pessoas diferentes, também ter o privilégio de participar de um concurso inédito aqui em nosso estado e cidade”, pondera a aluna Thalia Chiessi.
Para os organizadores, a participação dos voluntários é fundamental. “Participei da organização das três etapas da Volvo Ocean Race em Itajaí e a gente fez este relacionamento entre a Univali e o evento e foi muito legal mesmo, de surpreender. O voluntário está lá porque ele quer, ele é empenhado, ele quer buscar, é pró-ativo, isso é legal”, comenta Alexandre Neves, que tem 46 anos e veleja desde os quatro anos de idade - e desde os 15 anos está envolvido na organização de eventos nesta área. “O mais importante de participar de um evento como este, é o relacionamento que tu faz e as pessoas que tu conhece”, observa Neves. “Nas três edições da Volvo de que eu participei da organização, se não tivesse o trabalho dos voluntários, não daria certo”, destaca.
Como é a primeira vez que vai comandar uma regata na Ponta do Papagaio, Neves diz que pretende visitar o local antecipadamente, para observar o comportamento do mar e, principalmente, do vento, o elemento mais importante em uma competição de windsurf. “Vou um dia lá, levar uma cadeirinha e ficar lá umas duas, três horas, para ver como é”, projeta.
Os organizadores estão contentes com o andamento dos preparativos do evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal a cabo Whohoo. “Está tudo acontecendo, está bacana. A comunidade local se envolveu bastante”, comemora Bruno. “As coisas têm se encaixado bem”, diz Cristiano.
A expectativa da organização é a de trazer aproximadamente cem atletas para a competição, que deverá proporcionar uma experiência única de interação entre o público presente e os velejadores. A ideia é a de manter a prova no calendário esportivo anual e transformar Palhoça em uma referência nesse esporte.
O evento conta com a chancela da Federação Internacional de Windsurf (IFCA - International Funboard Class Association), da Confederação Brasileira de Vela (CB Vela), da Associação Brasileira de Windsurf (ABW) e da Federação Náutica Catarinense (FNC).

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg