b62f3dd7da4159d5b369c9f141f1672a.jpeg Celesc coloca à venda terreno às margens da BR-101, em Palhoça

99aa2681fa818ddc218a08fd2cb1ab07.jpeg Operação ‘Rota Alternativa’ realiza ações em Palhoça e outras quatro cidades

92f9dbc0f08fe9450088407fea4dcf89.jpeg Atualização cadastral garante acesso facilitado a serviços da Águas de Palhoça

0adad89aac1adf1b9f31777b8e4cbc9b.jpeg Alerta: ligações clandestinas prejudicam abastecimento de água

07d66a4abff0718612170634723a3963.jpeg Polícia Civil deflagra operação contra roubo ocorrido em Palhoça e prende dois investigados

e559640c6ff14a1011e4a968dd8f0e11.jpeg Neste sábado (25): show gratuito marca estreia do projeto ‘Pulsa Palhoça - Trilha Sonora’

3dc5c5ec10f21ba196c688abf32ddd77.jpeg Chegada do Papai Noel marca início da Campanha Natal Sensacional do ViaCatarina

a3911382946549ec4e2f0f68c7b24400.jpg Parque da Serra do Tabuleiro celebra 50 anos com programação cultural

019dae48a261e094151037ba3ca32224.jpg Banda Astronave de Papel apresenta composições lúdicas para crianças e adultos no Cine Play Day

21f11f007f6ac0fd767aa0b364e918bb.jpeg Abertura da Taça Brasil de Surf terá exibição de filme e show gratuito na Guarda do Embaú

b6174b9bf35fcf1313be89d47247d1f9.jpeg Águas de Palhoça apoia etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na Guarda do Embaú

e8aa8e4baa1f9a9bbeb474578b98e603.jpg Guarani faz a final da Série C neste domingo (26), em Palhoça

84a32aa54c12175c2f65b457cf0207f4.png Equipe de Palhoça se destaca em competição estadual em Joaçaba

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

FMP representada em evento em Salvador (BA)

Pedagoga recém-formada e professores vão apresentar trabalhos no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

6ee130c6e1fb0f074681f8a9dddfe9cf.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

A Faculdade Municipal de Palhoça estará representada com um painel e um pôster no XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), que acontece em Salvador (BA), de 1 a 6 de setembro. O Endipe é um encontro que acontece a cada dois anos e reúne práticas e pesquisas do Brasil inteiro. Em média, 2,5 mil pessoas costumam acompanhar o evento.

A acadêmica Moana Manuela dos Santos teve seu trabalho aprovado e vai apresentar um pôster. Sua pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC), que analisou uma prática docente envolvendo crianças de sete e oito anos, realizada em 2011. Moana, que nesta semana recebeu seu diploma de graduação em Pedagogia, encontrou os mesmos alunos após seis anos (em 2017), para verificar se havia lembranças do trabalho desenvolvido.

“Eram meus alunos em 2011, e eu fiz um resgate do projeto que falava um pouquinho sobre a imigração e base da cultura açoriana no município, na Enseada de Brito. Consegui reunir esses oito alunos para um grupo focal, e fiz um resgate de sentidos: passados seis anos, o quanto a cultura açoriana ficou marcada na vida deles?”, descreve a professora, que leciona no 2º Ano do Centro Educacional Magia do Aprender (Cema), no Centro de Palhoça, onde trabalha há oito anos.

A reunião dos antigos colegas foi na praça de alimentação do Shopping ViaCatarina. “Quando comecei a falar, ninguém se lembrava de nada. Na época, tinham sete ou oito anos de idade, e hoje eles são adolescentes. Mas quando eu comecei a colocar as imagens da atividade, foi como um ‘acender de vela’. Aí eles começaram a lembrar”, detalha a professora. A partir de imagens, como da visita à igreja e à Casa da Cultura Açoriana, na Enseada de Brito, as lembranças começaram a fluir. Os ex-alunos lembraram que ficaram com medo quando souberam que as paredes da igreja haviam sido assentadas com óleo de baleia. Uns tiveram medo das baleias, outros tiveram medo das imagens de santos encontradas na igreja. “Essas imagens vieram, eles foram relembrando aos pouquinhos”, conta a professora. Isso trouxe uma reflexão: “Como professor, como mediador do conhecimento, a gente deixa sempre algo, positivo ou negativo, na vida de cada um”.

Moana conta que tem guardadas imagens e documentos de trabalhos realizados com os alunos para os quais leciona, como um registro permanente da profissão. E sempre faz questão de levar os alunos à Casa da Cultura. “Acho importante este resgate em um mundo tão globalizado, que é um pouco esquecido de onde viemos, como surgiu o município, essa contextualização toda”, argumenta a pedagoga, que teve que correr atrás de verba para viabilizar a ida a Salvador. Bateu na porta da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Palhoça e não conseguiu nada. Moana contou com a ajuda da direção do próprio Cema, que vai bancar parte da viagem, e da orientadora, a coordenadora do curso de Pedagogia da FMP, Ivanir Maciel.

 

Painel

A professora Ivanir também estará em Salvador, apresentando o painel “Direitos humanos como pressuposto curricular em um curso de Pedagogia: elementos para o debate”, composto de três artigos arquitetados a seis mãos pelos professores: Ivanir Maciel, Juliane Di Paula Odinino, Maria Fernanda Diogo e Vera Regina Lúcio (FMP); Gisele Gonçalves (Udesc); e Cris Regina Gambeta Junckes (UFSC). 

O primeiro texto vai falar do curso de Pedagogia e dos direitos humanos que norteiam ele; vai falar também da formação inicial dos professores do curso. O segundo texto vai falar da curricularização da extensão. E o terceiro artigo vai falar do estágio na formação inicial docente. O mesmo projeto será inscrito para participar de um congresso em Cuba. “É muito orgulho”, diz Ivanir. “É uma proposta ousada que a gente vem fazendo aqui na FMP. A faculdade só tem 12 anos de idade e a gente tem avançado qualitativamente no trabalho e na visibilidade, tanto que a gente já levou um trabalho para a Colômbia. Agora, vamos levar para Salvador. Com isso, todos os alunos estão se sentindo incentivados a produzir pesquisa que possa sair do município, sair das nossas prateleiras. Não é um TCC apenas para fechar um curso e receber um diploma. É muito rico isso”, reflete a coordenadora.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg