6a8ffecbf89278b62b79bdc90d62e54b.jpeg Site da Águas de Palhoça traz informações e serviços sobre a concessionária

f8bb8bf49ad9176f77e6b064583e66e7.jpeg Fechamento da saída 214 da BR-101 foi alterado para nova data

f37e8d530ba9a653c7ad464d8211af03.jpeg Saída da BR-101 em Palhoça será fechada temporariamente

bc91e11e85cb042c189c4d0b20995730.jpeg Eficiência no abastecimento: saiba como funciona um booster

452d7b2221ac94714721c3a11b48eac6.jpeg Filme palhocense ‘Presente’ terá sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade

8e7014fb432b9e4e96130d5d5b12af18.jpeg Palhoça tem programação para todos os públicos, em diversos pontos

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

815e2c79201e1010aef78b887dc69bce.jpeg Marcos Túlio: atleta com história em Palhoça e carreira internacional é destaque na Gulf Magazine

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

Governador inaugura nova subestação da Celesc

A nova subestação foi projetada para garantir qualidade de energia pelos próximos 10 anos

8c4ab6f3d1ecb8662d863ee6652d1c74.jpeg Foto: JULIO CAVALHEIRO/SECOM/DIVULGAÇÃO

O governador Carlos Moisés e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, inauguraram a nova subestação da Celesc em Palhoça, na manhã desta quarta-feira (9), dia em que a companhia comemora 65 anos. Com um investimento aproximado de R$ 8 milhões, a estrutura no Caminho Novo beneficiará 160 mil residências. Além de Palhoça, também serão atendidos moradores de São José e São Pedro de Alcântara.

O governador destacou que oferecer uma energia de qualidade, estável e sempre disponível é essencial para o estado se tornar ainda mais atrativo a novas empresas, gerar empregos e renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população. “A Celesc tem feito esse movimento, tem investido onde é necessário para que nosso estado continue sendo esse polo de desenvolvimento e atração de novos empreendimentos. É um ganho para toda sociedade”, reforçou.

A nova subestação foi projetada para garantir qualidade de energia pelos próximos 10 anos, considerando as atuais taxas de crescimento da região. O presidente da Celesc pontuou que essa é mais uma obra que confirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento e qualidade de vida. “O empreendimento vai fomentar o sistema elétrico de importantes bairros da área industrial da Grande Florianópolis, que são fundamentais para a economia dos municípios que a compõem, além de levar mais confiabilidade ao sistema, mais qualidade ao fornecimento de energia elétrica e permitir o crescimento do mercado. Hoje a potência instalada na subestação é de 52 MVA, mas pode futuramente ser ampliada para até 80 MVA”, afirmou Martins.

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, destacou que a empresa orgulha os catarinenses e dá atenção às demandas do município. “Somos uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. Nós tínhamos essa demanda de energia e hoje recebemos essa obra com muita alegria. Ela vem resolver por um bom tempo o problema da energia em Palhoça e também nos municípios vizinhos”, disse o prefeito.

Participaram do ato o presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Rubens Feijó; o secretário Executivo de Comunicação, Jefferson Douglas da Silva; os deputados estaduais Nazareno Martins e Ricardo Alba; o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; o prefeito eleito de Palhoça, Eduardo Freccia; colaboradores da Celesc e outras autoridades.


A subestação
A nova subestação no Caminho Novo vai atender, especialmente, quem vive e trabalha nos bairros Caminho Novo, Pagani, Madri, São Sebastião, Passa Vinte e Pedra Branca, em Palhoça; Sertão do Maruim e Forquilhas, pertencentes a São José; além do município de São Pedro de Alcântara.

Localizada ao lado da SE Palhoça Eletrosul, atualmente desativada, a nova subestação recebeu os cinco alimentadores da antiga SE (redes que se conectam à malha elétrica nas cidades) e, em 2021, terá sua capacidade de distribuição ampliada, com a construção de mais um alimentador.

Segundo Sandro Levandoski, diretor de Distribuição da Celesc, a energização da nova subestação foi uma das mais complexas realizadas pela empresa nos últimos tempos. “Toda a carga foi transferida da antiga SE, os alimentadores foram manobrados e depois ligados na nova subestação. Toda a operação foi feita sem interrupção do fornecimento de energia e, nesse período, as unidades consumidoras da região foram abastecidas pelas subestações vizinhas. O serviço envolveu o comprometimento e a dedicação de muitos profissionais das áreas elétrica, protetiva, telecomunicação, projetos e comissionamento”, finalizou.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: JULIO CAVALHEIRO/SECOM/DIVULGAÇÃO JÚLIO CAVALHEIRO/SECOM/DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg