6173ef1509b61c6e170e11f5fb6a0e5b.jpeg Vazamentos internos: um problema que pesa no bolso do cidadão

b610fc97dccd6d2f425b905b1e8c9bcf.jpeg Expansão da rede de esgoto transforma praias e o mercado imobiliário em SC

edea1116d5a99c1611f240f79e328654.jpeg Arquivo do Detran em Palhoça registra acúmulo de vias impressas da CNH

55a437e11a8141202496994c3d9c4b2a.jpeg Rapper de Palhoça participa entrevistas e gravações em São Paulo

c23de62be737f14995674b895752055d.jpeg Espetáculo beneficente une artistas para homenagear o músico Cidão França

3b21baa45405c6424f3e72974d433bdc.jpeg CEU será palco de apresentação de teatro infantil nesta sexta-feira (22)

0bc4a57eef940d378eb1344e86320502.jpeg Home & Decor traz móveis com até 50% de desconto em São José

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

4d847de5d1ae38af6da6a804a54def0a.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues com vitória na Copa SC de Boxe

d4b46ac9b913d417b9f0cd52aa3a20bb.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues neste sábado (9), de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

1a6f75ed4ae66091fd67de5d6f237a42.jpeg Ricardo Martins é campeão do Rally dos Sertões 2025 em duas categorias

fcc4c5f1827454a9701c2f0b607d9a0f.jpg Guarani de Palhoça inicia preparação para a Série C do Campeonato Catarinense

Morro dos Cavalos: lideranças indígenas se posicionam contra a proposta de um contorno viário

Comunidade indígena da região é favorável à proposta dos túneis

fe999c2b9afc460ae7c20cc260c6ad80.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A mobilidade na BR-101 na região do Morro dos Cavalos é assunto antigo no debate público. Há tempo se fala na construção de um túnel, mas o projeto é de alta complexidade, custo elevado e vem encontrando entraves. Então, o Governo de Santa Catarina apresentou uma alternativa ao Ministério dos Transportes: a construção de um contorno viário. Lideranças indígenas da região, porém, já se posicionaram contra a nova proposta.

Segundo comunicado oficial publicado no perfil “Conexão Itaty” nas redes sociais, as lideranças indígenas locais avaliam que “a proposta demanda muitas etapas antes de ser iniciada, bem como, não passou por licenciamento ambiental e nem por consulta às comunidades indígenas que serão impactadas”. 

Os indígenas da região se mostram favoráveis ao projeto do túnel. “Informamos que, desde 2018, aguardamos o início das obras de dois túneis sob o Morro dos Cavalos, que possui projeto aprovado pelas comunidades Guarani”, destaca o texto, reforçando que a proposta do túnel já teve aprovação pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a Licença de Instalação 1250/2018. 

“Os problemas que a rodovia causa aos usuários é compartilhado pelas comunidades Guarani que vivem à beira da estrada, sob o ruído de milhares de carros que diariamente cortam a Terra Indígena, onde já tivemos várias vítimas fatais por atropelamentos”, comunica.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) também criticou a proposta, acusando o governador de utilizar a questão indígena para fins políticos e eleitorais. Segundo o Cimi, a obra proposta se sobrepõe às Terras Indígenas Morro dos Cavalos e Maciambu, além do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, exigindo licenciamento ambiental e consulta prévia às comunidades afetadas, conforme a legislação brasileira e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

 

A proposta

Apresentada em 23 de abril, a nova proposta foi elaborada pelo Governo do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa de SC. Apresentada oficialmente em Brasília, a ideia ainda será analisada pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto prevê a implantação de um binário de 5,2 quilômetros, com obras que incluem uma ponte sobre o rio Maciambu, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente. O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 quilômetros por hora, com foco na segurança e na fluidez do tráfego, com duas faixas de 3m60 cada, com acostamento externo de 3m de largura e acostamento interno de 1,2 metro.

O investimento é estimado em R$ 291,3 milhões - bem menos do que os túneis, que custariam R$ 1 bilhão.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg