9d7b3ff9aa9ee1e2db742e19ce7fd926.jpeg É possível evitar o desperdício de água com vazamentos internos

97ee1652bd4e09a9bcd3837e0e303527.jpeg Por que despejar esgoto a céu aberto é uma prática prejudicial?

1eb3a25127f55d89439eb950daa439db.jpeg ANTT e Ministério dos Transportes defendem túnel duplo no Morro dos Cavalos

62ab47f852426e30df4445e1a3dc3e18.jpeg Autor do primeiro feminicídio de SC em 2025 é condenado a 65 anos de prisão

3ee49408b8f65287d0f9720f6d12420c.jpeg Prepare sua casa para o verão e ajude a garantir água para todos

5cccdbce6db011114df447fbf4503dee.jpeg Espetáculo “Feitos de Brasil” estreia em SC com uma visão poética sobre as diversas culturas do país

bfde36d0065fd89736e646bb81223d2b.jpeg TUM Festival reúne oito mil pessoas e encerra com grande produção da Orquestra Petrobras Sinfônica

ab484964aed24c77c0529f7f138b2358.jpeg DIVERSIDADE - Programa “Respeito Dá o Tom” ganha destaque em eventos da Consciência Negra em Palhoça

0ef0b66fdc65509bbcad4b4b90be5a22.jpeg Cinco Roteiros bate-volta e de fim de semana em SC para curtir o calor na Serra

99fa85b40c03a867632c115023298b36.jpg Prefeitura de Palhoça divulga programação oficial do Natal 2025

8ed19d9497b2d74f9ef9ea66e4e69583.jpeg De Palhoça para o Japão, Diogo Trindade participa de treinos para o The Summer Deaflympics 2025

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

Mudanças em entroncamento dividem opiniões

Um mês depois, PRF avalia que alterações no entorno da rótula da BR-282 ajudaram a reduzir acidentes

863cb4e33989e670e2bc53bc253b473d.jpg Foto: FLÁVIO LENGRUBER

Por: Sofia Mayer*

Depois de pouco mais de um mês, motoristas continuam relatando confusão e dividem opiniões quanto às alterações promovidas no entroncamento da BR-101 com a BR-282, nas proximidades do bairro Bela Vista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) explica que as mudanças diminuíram consideravelmente a quantidade de acidentes, que era um dos principais problemas do local.

Com as alterações, o cruzamento no viaduto deixou de existir e a passagem passou a funcionar em mão inglesa. Já os veículos que vêm da BR-282, agora, são obrigados a entrar à direita, no sentido Sul. De lá, é possível realizar o retorno à BR-101 Norte.

Uma das principais reclamações tem sido justamente em relação à distância do retorno, localizado em frente à loja Havan, para quem busca acessar a BR-101. Apesar do aumento do trajeto, o motorista Tiago, morador do Passa Vinte, afirma que teve uma boa primeira impressão das alterações, e acredita que elas garantam mais segurança àqueles que vêm da BR-202 em direção ao sentido Norte da BR-101, como foi seu caso. “No fim, achei até mais fácil fazer a volta”, comenta.
 
Relatos dão conta, também, de que motoristas vindos da rua Edeling Schutz, no Centro, estariam desrespeitando as sinalizações e frequentemente invadido a contramão para acessar o sentido Sul da BR-101. “Vou ser bem honesto: o problema não é a rótula alternada, mas a quantidade de maus motoristas que temos. Mal educados, sem habilidade ao volante, sem noção de regras de trânsito”, desabafa o munícipe Taciano Andrade.

Reflexo da falta de atenção dos motoristas ou consequência das próprias alterações no trânsito, a verdade é que há munícipes criticando o congestionamento no local. É o caso de Edina Ribeiro, que afirma que as mudanças deixaram a região ainda mais truncada. “Como que conseguem fazer uma obra que, ao invés de melhorar a circulação dos veículos, é o contrário: filas e mais filas?”, questiona. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, as obras têm caráter mitigador, por conta do aumento do tráfego local.

Ela relata que os motoristas também passaram a considerar menos a locomoção dos pedestres com as mudanças. “Esses dias, meu esposo foi a pé para o serviço e levou trabalho para poder atravessar a rua, porque os motoristas não dão a vez para pedestre”, alerta. O munícipe sai do Jardim Eldorado todos os dias e intercala os modos de locomoção. “A pé ou de carro, ele disse que ficou muito ruim”, comenta a esposa. 

Motoristas de aplicativo revelam confusão
Os motoristas de aplicativo, que dependem de mapas com informações atualizadas, revelam confusão no trecho. Isso porque, além das alterações ainda não estarem disponíveis no GPS, os sistemas costumam indicar direções questionáveis, com ruas estreitas e pavimentações falhas. “Na última vez que eu usei, não estava aparecendo no mapa o contorno”, relata o motorista profissional Mike Douglas.

Apesar do transtorno inicial, típico de mudanças recentes, ele acredita que a alteração trouxe mais segurança aos acessos, e que detalhes tendem a ser acertados com o tempo. 


Saldo positivo, segundo a PRF
A PRF afirma que a avaliação do primeiro mês é positiva. O chefe de Comunicação da instituição em Santa Catarina, Luiz Graziano, por exemplo, explica que as filas na BR-282 reduziram sensivelmente. “Lógico que ainda tem congestionamento ali no retorno, porque a BR-101, no sentido Norte, apresenta um problema sério”, destaca. Ele antecipa que a situação no trecho deve melhorar a partir do ano que vem, quando um esperado projeto de abertura de uma terceira faixa deve ser, enfim, executado.
A redução no número de acidentes é outro ponto positivo, comenta Graziano. Uma das principais causas de colisões e filas era justamente o cruzamento sob o viaduto, que deixou de existir com as alterações supervisionadas pela Arteris Litoral Sul.

A Prefeitura comenta, no entanto, que as mudanças acabaram prejudicando moradores do bairro Aririú, e solicitou à concessionária a criação de uma pista exclusiva, na marginal da rodovia, para que os motoristas consigam acessar a avenida Bom Jesus de Nazaré. A demanda surgiu em reunião com a ANTT, PRF e Arteris, no dia 6 de outubro.
 
O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, também solicitou a liberação do cruzamento, sentido Centro, abaixo da BR-101, com uma sinaleira. “Por fim, pedimos que o retorno seja realizado mais adiante, para que não haja problemas com caminhões altos que cruzam por baixo do viaduto e danificam a estrutura”, complementou o prefeito, em nota pública, divulgada nas redes sociais.

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg