Uma iniciativa que promove a união e a mobilização coletiva em prol da solidariedade. Assim pode ser descrito o “Dia de Doar”, uma data que já é sucesso em diversas regiões do Brasil — e até do exterior. Agora, esse projeto solidário pode estar prestes a chegar oficialmente em Palhoça. O tema norteou uma reunião entre organizações de voluntariado e a Secretaria de Assistência Social. O encontro foi realizado na tarde da última quinta-feira (25).
Inicialmente, a organização veio através da Associação Vida Nova, na Enseada de Brito, e da Associação Casa Escola. Contudo, a intenção é mobilizar diversas outras instituições e entidades em prol dessa causa.
A reunião incluiria o secretário da Assistência Social, Maurício Roque da Silva, mas este não pôde estar presente no momento, de acordo com os participantes. No entanto, uma equipe da secretaria se colocou à disposição e recebeu as organizações. A reunião serviu para apresentar uma articulação para organizar oficialmente o Dia de Doar em Palhoça.
“Expomos a estratégia do dia de doar para a Secretaria de Assistência Social de Palhoça. Agora, a expectativa é de que essa ideia seja levada para o prefeito Eduardo Freccia, para avaliar a iniciativa”, afirma uma das organizadoras. Ao fechamento desta edição, a equipe de jornalismo do Palavra Palhocense ainda aguardava confirmações da Secretaria de Assistência Social sobre os desdobramentos.
“A secretaria parece ter se demonstrado interessada, mas como a maioria das cidades que contam com o Dia de Doar têm lei instituída para realizá-lo, seria importante ter apoio do município de Palhoça”, destaca Bernadete Berto, uma das entusiastas da aplicação desse projeto na cidade.
Outro motivo para o apoio municipal é realizar um mapeamento das instituições e organizações beneficentes atuantes na cidade, para incluí-las nessa e em outras propostas. É nessa esfera que a Secretaria de Assistência Social poderia entrar de forma institucional.
A ideia é criar uma rede de organizações atuantes e, ao mesmo tempo, criar capacitações para fortalecê-las. Ou seja, a proposta é que as benesses do Dia de Doar se estendem para além de uma data, beneficiando as organizações.
"Dia de Doar”
O “Dia de Doar” se origina de um movimento global que incentiva a generosidade e a solidariedade, promovendo ações de doação e filantropia em todo o mundo. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global — que hoje conta com mais de 90 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem o nome de “Giving Tuesday”, que significa "terça-feira da doação". É um movimento às vésperas do Natal, que promove um dia dedicado a fazer o bem. No ano passado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palhoça chegou a realizar uma campanha para o Dia de Doar. Na época, tudo ocorreu de forma independente, com organização totalmente feita pela instituição.
Mobilização nacional
Existe até uma campanha nacional, mobilizada através do site www.diadedoar.org.br, que coloca até a contagem regressiva para o que será o Dia de Doar 2025 nacionalmente. A data ficou estipulada em 2 de dezembro - porém, como a articulação em Palhoça recém começou, ainda não há confirmação se essa data simbólica será adotada oficialmente na cidade ainda neste ano.
02/10/2025
02/10/2025
02/10/2025
02/10/2025