Palhoça tem uma nova praia: a Praia do Evori. A Câmara Municipal aprovou, na sessão de terça-feira (30), o Projeto de Lei 0212/2025, proposto pelo Executivo, denominando como Praia do Evori um trecho de 383 metros de faixa de areia localizado na região da Guarda do Embaú.
A ideia surgiu de uma conversa com o secretário de Turismo, Alberto Prim, e foi amplamente aceita pela Casa Legislativa. Referendada por todos os vereadores, a proposta vai, agora, para sanção do prefeito Eduardo Freccia. Depois de sancionada, o Executivo providenciará a sinalização adequada do local com a nova denominação, no prazo de 60 dias - a contar da data da publicação da lei.
Uma história de dedicação e reconhecimento
O nome é uma homenagem à história de um famoso ponto de encontro dos frequentadores da região, fundado em 1992 por Evori Alves Filho: o saudoso Bar do Evori, localizado na até então chamada “Praia da Barra”, no encontro do mar com o Rio da Madre. Até 2013, Evori e sua família trabalharam com carinho e dedicação, recebendo amigos e clientes no rancho, alugado pelo não menos famoso “João da Gaita”. O bar fechou, mas a família seguiu trabalhando sazonalmente com uma barraca, tão frequentada quanto o bar e com o mesmo pastel de camarão que já faz parte do imaginário culinário do Sul de Palhoça.
Evori e sua família sempre cuidaram da praia e preservaram aquele espaço que faz parte da vida de tantas pessoas. “Sempre tivemos muito cuidado com a praia, com o lixo, sempre mantivemos a praia muito limpa”, relata Dalva Santos, esposa de Evori. Não é à toa que o bar é lembrado até hoje. Aos 72 anos, Evori é um ícone da história da Guarda do Embaú. “Recebemos com grande emoção a notícia de que a Câmara de Vereadores de Palhoça, junto à Prefeitura, aprovou a homenagem que dá o nome de Praia do Evori ao local antes conhecido como Praia da Barra. Um gesto que nos deixa profundamente lisonjeados e gratos. Nossa eterna gratidão por este reconhecimento tão significativo. Obrigado ao prefeito, aos vereadores e ao secretário Alberto Prim”, agradece a família.
Evori faz questão de agradecer a todos que fizeram parte desse legado. “Em nome da nossa família — minha esposa, Dalva; minhas filhas, Natali e Amanda, que sempre fizeram parte dessa história desde o começo (hoje trabalhando comigo está apenas a Natali); minha filha Michele, que nunca trabalhou no bar mas sempre esteve presente em nossa trajetória; meus genros Márcio, que há mais de 17 anos trabalha conosco e nos ajuda em tudo, e Victor, que de vez em quando também nos auxilia; e ainda nossos netos Bernardo, Guilherme, Gabriel, Zion e Júnior, que cresceram nesse lugar tão especial — queremos agradecer de coração a todos os clientes, amigos, frequentadores e, em especial, aos nossos funcionários que passaram por aqui ao longo desses anos, alguns dos quais ainda permanecem conosco, ajudando a construir essa história”, enumera.
“Gostaria de agradecer também ao meu cunhado Dauri e à minha cunhada Dioni, que sempre nos ajudam na correria do verão. E agradeço principalmente à minha esposa, Dalva, porque é ela quem faz os famosos pastéis. Todos vão pra comer o pastel do Evori, mas na real, é o pastel da Dalva”, diverte-se Evori.
02/10/2025
02/10/2025
02/10/2025
02/10/2025