Por: Willian Schütz
Nesta época do ano, as baleias começam a aparecer no litoral de Palhoça. Nas últimas semanas, diversos registros circularam pelas redes sociais, com esses gigantes aquáticos nadando pelas águas da Guarda do Embaú. O que muita gente não sabe é que a temporada das baleias na costa catarinense começa em julho — mas, em 2025, elas começaram a chegar no fim de junho, em função das temperaturas frias. Um dos avistamentos, por exemplo, foi nesta quarta-feira (2): uma mãe e um filhote nas águas da Guarda.
Além disso, é possível registrar os avistamentos em instituições especializadas, que ajudam na identificação e atuam na preservação das espécies. Segundo informações do projeto ProFranca, as baleias costumam passar pelo litoral brasileiro entre julho e outubro ou novembro — a depender das condições climáticas.
Isso porque essas gigantes dos mares visitam os oceanos do sul durante o inverno, em busca das águas geladas. Especialmente falando das baleias-francas, essa é a época reprodutiva. Para ajudar nos registros desses animais, bem como na preservação deles, o projeto faz um extenso monitoramento dessas aparições.
Então, caso algum banhista ou transeunte avistar uma baleia, seja ela franca ou jubarte, nas praias de Palhoça, basta registrar o avistamento no site: http://baleiafranca.org.br/avistagens.
O monitoramento a partir de terra que é realizado pelo ProFranca contempla praias da área central da APA da Baleia Franca, desde a praia da Pinheira até o Cabo de Santa Marta, em Laguna.
Cabe salientar que o projeto ProFranca tem realização do pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa tem o objetivo de conservar a baleia-franca-austral através de pesquisas, estudos e metodologias inovadoras realizadas a longo prazo.
11/07/2025
10/07/2025