Fabinho se reúne com presidente da AMA

Foram discutidas iniciativas para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão dos autistas na sociedade

2f9a2d77b58d1435e70faeab1e3514c2.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Palhoça, vereador Fábio Coelho (Fabinho, PP) reuniu-se com Camila Vieira Junckes, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Florianópolis. Após conversarem sobre o autismo, condição cada vez mais comum entre a população mundial, foram discutidas iniciativas para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão dos autistas na sociedade.

A primeira descrição sobre o que é o autismo foi feita por Kanner, em 1943. Desde então, existe um consenso em torno do entendimento de que o que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos três anos de idade e atingem 0.6% da população. O autismo é quatro vezes mais comum em meninos.

O autismo se manifesta em vários graus, desde o extremo mais agudo, em que há comprometimento do desenvolvimento cognitivo grave, com deficiência intelectual, o não desenvolvimento da linguagem, padrões repetitivos de comportamento e pouca interação social; até o extremo oposto, os quadros de autismo leve, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com peculiar interação social e movimentos repetitivos não tão evidentes.

Atualmente, é possível incluir os autistas, especialmente os casos menos graves, em escolas e até no mercado de trabalho. O autista pode acompanhar aulas no ensino regular, desde que tenha um acompanhamento especial diferenciado, que o auxilie a interagir e aprender com os colegas.

Fabinho disse que não medirá esforços para promover iniciativas que promovam a inclusão, articulando junto à Prefeitura e à iniciativa privada para que se construam parcerias em prol do bem-estar dos autistas.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • 338e94764dd53187027340c12355b39d.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.