21615d4869dfdceff1176ac540e010e2.jpeg Entre a celebração e o alerta: o que o show de Armandinho revela sobre o futuro da Guarda do Embaú

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

Caged: saldo do emprego em PH segue positivo

Depois de sair do vermelho em junho, o município voltou a apresentar mais contratações do que demissões em julho

8a7d2c249bdd5334f6ba80f7d5682371.jpg Foto: REPRODUÇÃO

Após a derrocada da economia em praticamente todo o território nacional, a partir de março, em função das medidas de distanciamento social impostas pelas autoridades para tentar combater a pandemia de Covid-19, os sinais de recuperação aparecem no horizonte econômico pelo segundo mês consecutivo. É o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em relatório divulgado na tarde de sexta-feira (21) pelo Ministério da Economia. Em Palhoça, ainda que timidamente, os números de julho foram melhores do que os apresentados em junho, quando o município “saiu do vermelho” na contabilidade do fluxo de admissões e demissões pela primeira vez, desde fevereiro.

Em junho, o saldo positivo era de 381 admissões (acesse o link bit.ly/32zny5k e relembre); agora, subiu para 437, com 1.613 novos postos de trabalho criados no município. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça, se for mantida essa tendência, em poucos meses “estaremos voltando ao mesmo nível de empregabilidade de antes da crise causada pela pandemia do Covid-19”. Com o restabelecimento dos empregos, o dinheiro volta a circular em toda a cadeia produtiva, abrindo novas perspectivas para a economia local. “Nossos empresários palhocenses precisavam desesperadamente, mesmo, de um alívio em suas contas. E, na área do comércio, isso passa diretamente pelo fator vendas”, avalia Almir Anísio Rosa, presidente da CDL de Palhoça.

As boas notícias na economia não se limitam a Palhoça. O próprio estado de Santa Catarina tem se consolidado como destaque nacional na geração de emprego. A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10.044 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843). Os dados também estão no relatório do Caged divulgado na sexta-feira (21).

O levantamento reforça os bons sinais de retomada da atividade econômica catarinense, que vem apresentando desempenho positivo em indicadores como taxa de produção industrial, volume de vendas do comércio e índice de ocupação. “O catarinense é empreendedor e trabalhador. Essas características ficam ainda mais evidentes quando precisamos atravessar um período desafiador, como este de pandemia. Nossa economia dá sinais positivos e tenho certeza de que vamos sair ainda mais fortes”, avalia o governador Carlos Moisés.

Ainda nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia confirmado que Santa Catarina se mantém como o Estado com a menor taxa de desocupação do país. Os índices acima da média nacional mostram a força da retomada econômica catarinense. “Santa Catarina bateu recorde na geração de empregos no mês de julho, em toda série histórica. Ao todo, em 213 municípios, o volume de admissões foi maior do que o de demissões. O estado também registrou uma maior velocidade de recuperação dos empregos perdidos durante a pandemia, em relação ao Brasil e à região Sul”, pontua o coordenador estadual do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine/SC), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ramon Fernandes.

A indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de 7.672 posições de trabalho com carteira assinada no período. O número reflete o bom resultado da produção industrial medida pelo IBGE, que indicou alta de 9,1% em junho frente a maio em Santa Catarina.

Além da indústria catarinense, o comércio (1.443) e a construção civil (1.199) foram os setores que mais colaboraram para o desempenho.
No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo, 131.010 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês.


IBGE

Nesta quarta-feira (26), a divulgação de mais um indicador reforça a posição de destaque de SC. Em 2019, o estado registrou 6,2% de taxa de desocupação, o menor índice do país - a média nacional foi de 11,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNad) Contínua - Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Temos nos empenhado, desde o início da gestão, em fomentar a geração de empregos e o empreendedorismo em Santa Catarina. Sem dúvidas, esse apoio e as características dos profissionais catarinenses serão fundamentais para atravessar essa pandemia com menos impacto possível”, reforça o governador Carlos Moisés.

De acordo com o economista Pietro Caldeirini Aruto, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), os dados reforçam características históricas e tendências de Santa Catarina. “A pesquisa reflete a diversidade da estrutura econômica, a maior intensidade de capital nos processos produtivos e o papel da pequena propriedade agrícola no estado. Apesar desses números positivos, com a pandemia da Covid-19, o Governo segue trabalhando no desafio de não apenas ampliar o crescimento econômico, mas também garantir que ele ocorra com geração de empregos formais e de forma sustentável”, frisa Caldeirini.


Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg