Nas últimas semanas, diversos moradores da comunidade do Morretes têm reclamado de sucessivas quedas no abastecimento de energia elétrica. Somente nos nos últimos dias, foram relatadas três ocorrências dessa natureza: na terça-feira (1º), quarta-feira (2) e na noite deste domingo (6). A equipe das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) se manifestou sobre o assunto.
De acordo com moradores, a companhia já esteve no local para avaliação, mas estaria se negando a trocar o transformador, que estaria trabalhando no limite máximo. Por conta disso, a sobrecarga estaria causando as quedas de luz.
À equipe do Palavra Palhocense, a Celesc confirmou que o transformador de número 16547 tem registrado atuação frequente devido à sobrecarga. Além disso, a companhia afirma que isso ocorre por conta do número elevado de ligações clandestinas na comunidade.
“A companhia reitera seu compromisso com a segurança e a qualidade do fornecimento de energia, mas ressalta que a regularização depende da legalização das moradias. Estima-se que existam cerca de 70 residências em situação irregular no local”, informa a Celesc.
A companhia também diz que “está à disposição para promover a regularização do serviço tão logo os moradores busquem, junto aos órgãos municipais competentes, os meios legais para viabilizar a legalização dos imóveis”, pontua em nota.
11/07/2025
10/07/2025