Foto: DIVULGAÇÃO/BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou mais uma edição do Projeto Golfinho, iniciativa de reconhecido valor educacional voltada a crianças e adolescentes durante a temporada de verão. Nesta semana, o programa desembarca em Palhoça com números expressivos, consolidando o município como sede da maior edição do Projeto Golfinho em quantidade de crianças participantes em todo o estado.
Em Palhoça, as atividades começam nesta terça-feira (13) e seguem até a sexta-feira (16), data prevista para a entrega dos certificados. Ao todo, cerca de 280 crianças participam da programação, que será realizada na Orla da Praia Marivone, na Praia de Fora, sempre das 8h às 11h.
O projeto é gratuito, destinado a crianças de cinco a 14 anos, e conta com o apoio da Associação dos Moradores da Praia de Fora.
Durante os quatro dias, os participantes têm acesso a uma série de atividades educativas, conduzidas por bombeiros militares e guarda-vidas, com foco na prevenção de acidentes e na conscientização sobre os cuidados necessários em ambientes aquáticos. A proposta é unir aprendizado e diversão, aproveitando o período de férias escolares para promover conhecimento que pode salvar vidas.
Além de reforçar a cultura da prevenção, a realização do Projeto Golfinho em Palhoça integra o conjunto de ações do CBMSC durante a Operação Veraneio, período em que o efetivo é ampliado e as praias recebem atenção redobrada para garantir a segurança de moradores e turistas.
Sobre o Progama Golfinho
Criado em 1998, o Programa Golfinho vem, há mais de duas décadas, inspirando e formando gerações de crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. Gratuito, o programa, desde a temporada 2020/2021, passou a ser realizado também em cidades do interior do estado, além das praias que integram a Operação Estação Verão, entre os meses de dezembro e março. Atualmente, todos os batalhões do CBMSC executam o programa em Santa Catarina. No ano passado, 10.268 crianças passaram pelo programa e a expectativa para 2026 é aumentar esse número.
Só durante a temporada de verão, estima-se que cerca de dois terços desse total seja atendido ainda nas praias, o que representa mais de 6 mil crianças formadas até o mês de março. Depois disso, o programa continua nas escolas.
Todo o aprendizado é conduzido de forma lúdica, leve e educativa, abordando temas como segurança no mar, rios, lagos e piscinas, leitura das bandeiras, identificação de locais seguros para banho e orientações sobre como agir em situações de risco. A prevenção é a chave.
Nas praias, informações do programa podem ser adquiridas diretamente nos postos de guarda-vidas.
Cadeiras anfíbias
Mas não são apenas as crianças que ganham atenção especial para curtir a praia em segurança nessa época de verão. Isso porque, além dos projetos e do reforço com a Operação Veraneio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também vem executando uma iniciativa que visa garantir a segurança e acessibilidade nas praias para que as pessoas com deficiências físicas aproveitem seus momentos de lazer.
Dessa forma, o órgão disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida. São as chamadas cadeiras “anfíbias”: equipamentos que possibilitam um banho de mar mais seguro e acessível, ofertado aos banhistas nas praias que possuem o serviço.
14/01/2026
14/01/2026