“Sonho realizado”: moradores comemoram rua calçada

Obras na rua Delfim Ribeiro, no Brejaru, tiveram participação intensa da comunidade, que buscou parceria com o Poder Público municipal

b0e41b54bf1c77a0020b3d7540bff34b.jpg Foto: FLAVIO LENGRUBER

Por: Sofia Mayer


A inauguração da rua Delfim Ribeiro, no Brejaru, mobilizou moradores para uma comemoração merecida no último sábado (10). Isso porque os trabalhos de calçamento da via, até então marcada por lama e muita poeira, foram fruto de uma parceria articulada pela própria comunidade com a Prefeitura, por meio do programa “Mãos Dadas, Mãos à Obra”, projeto que busca otimizar as obras no município devido à menor burocratização dos trabalhos.

Cezar Oliveira dos Santos, que mora na rua desde 1997, ano em que chegou do Paraná, foi um dos responsáveis pela iniciativa. “Nesta rua, vivíamos fazendo manutenção todo ano, sempre com lama e poeira. Daí, um dia pensei: já que não consigo comprar casa em outro lugar, e também gosto de morar aqui, vamos calçar a nossa rua”, contextualiza. Ele conta que o próximo passo é incentivar os moradores para a construção de uma calçada padrão. “Já tem cinco moradores que fizeram”, afirma. 

A partir dos encaminhamentos de um vereador, que agiu como porta-voz da comunidade junto ao Poder Público, uma diretoria comunitária foi formada, em 2018, para que os moradores pudessem se reunir e tratar sobre as questões do calçamento. Já em agosto de 2019, os membros foram chamados para conversar sobre a pauta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento, na Prefeitura. “Chegamos no nosso objetivo, as coisas andaram, e é sonho realizado”, comemora Cezar, reforçando que a busca por melhorias vem desde 2017.

À época, buscando dar viabilidade à proposta, munícipes passaram de casa em casa para apresentar o plano de pavimentação. “Cada um pagou cem reais”, conta Cezar, complementando que um contrato foi assinado para oficializar o acordo. A obra teve um custo de cerca de R$ 22 mil, e os gastos foram compartilhados com o município. 

 

Sobre o projeto

O programa "Mãos Dadas, Mãos à Obra" foi lançado em 2014 como uma parceria entre o Poder Público municipal e a população, permitindo realizar o dobro de obras devido à menor burocratização. Até o momento, segundo a Prefeitura, mais de 100 vias públicas já foram pavimentadas nesse sistema.

A Prefeitura explica que, nesta iniciativa, o município fornece o suporte de engenharia, projeto para drenagem, pavimentação e o material necessário; em contrapartida, os moradores ficam responsáveis pela mão de obra, com a contratação de empresa especializada para a execução dos serviços. 

O programa faz parte do pacote de investimentos “Acelera Palhoça”, que promove projetos de infraestrutura para toda a cidade.


* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg