9a659cfbf5f4afbdd2a0d55959f70848.jpeg Águas de Palhoça realiza Mutirão de Vagas neste sábado (11)

ff1690c6562e654c5255eb3dfbd31dc5.jpeg Booster: tecnologia que garante abastecimento com qualidade e eficiência

e567b3ed91ace5710caed59355de2cbc.jpeg Especialistas e historiadores relacionam escassez do berbigão com poluição crescente em Palhoça

849b1dd2fac101a84e6f11c67f5533fc.jpeg Coronel Cristiano Medeiros assume presidência do Detran/SC

062405ea62925faaff08d542ef59ea5e.jpg Vereador Tavinho solicita desassoreamento do canal da foz do rio Aririú na Barra do Aririú

a555b1e50e8904da3ef752089c36a8a4.jpg Arena Trap Festival: WIU, MC Daniel, Teto e MC Hariel em São José

53fb56a7b56388c830076c0e2a702e26.jpeg Lançamento de “Enseada de Brito – Gente e Memória” reúne vozes e retratos da comunidade

c0bdecece8fa818775eaade87ad3ebea.jpeg Cantor de Palhoça participa de projeto em homenagem a Taiguara

5ba560ae4fd29dd928432169f9d6817c.jpeg Curta Fest Tour chega a Palhoça com mostra gratuita de filmes premiados

222cc1ec6fe1a75c0882c665b0e38a9d.jpeg Inspirado no Acústico MTV, Cambirela lança DVD em duas partes

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Desafios da maternidade e realização de um sonho

A universitária que se tornou mamãe da pequena Chloe a apenas dois meses, está conhecendo os desafios e as maravilhas da maternidade enquanto estudo para se tornar uma profissional da psicologia

e503f37eadb49e86ee19915250677d50.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Aos 23 anos, Taynara Bonetti, aluna do curso de Psicologia da UniSul concilia os estudos, os treinamentos do triathlon, as atividades da casa, o casamento e os cuidados com a pequena Chloe

Quem nunca ouviu essa frase saindo da boca de uma mulher? Pode não ser fácil, mas quem disse que seria! Ou ser mulher é ter que enfrentar um leão por dia. Com a pandemia do coronavírus e as restrições de isolamento impostas pela OMS (Organização mundial da Saúde) como alternativa para controlar o contágio, as mulheres acumularam mais atividades, tendo até três jornadas. Essa rotina corrida atinge também as jovens mães como é o caso da estudante do curso de psicologia da UniSul, Taynara Bonetti, de 23 anos. A universitária que se tornou mamãe da pequena Chloe a apenas dois meses, está conhecendo os desafios e as maravilhas da maternidade enquanto estudo para se tornar uma profissional da psicologia.

“Quando descobri que estava gravida recebi o apoio dos meus familiares, dos amigos e do meu marido e isso foi extremamente importante, mesmo assim fiquei muito assustada. No entanto, é bom saber que você pode contar com alguém para te dar suporte desde o apoio funcional, alguém para dirigir até a obstetra, até o apoio emocional”, comenta Taynara.

Cursando o quinto semestre de psicologia na Unisul, Taynara também tem uma rotina de treinamentos de triathlon. Mesmo não delimitando muito os horários, a atleta diz que costuma estabelecer um período para ficar no celular e não se distrair durante o dia.

“Tenho uma rotina, mas não estipulo horário por conta da Chloe. Geralmente acordo às sete e fico com as tarefas domésticas pela manhã, intercalando com mamadas. No período da tarde realizo meus treinamentos de triathlon, com yoga e funcional. Fora que estipulo um horário para usar celular”.

A maternidade não é um obstáculo para a estudante, mesmo que não estivesse em seus planos ser mãe nesse momento. Apenas os treinos tiveram que ser adiados, mas, muito também por conta da pandemia, a jovem ressalta que a não teve que interromper seus planos, apenas, mudar a estratégia para alcançá-los. “Eu não pensava em ser mãe, pelo menos não agora. A faculdade eu continuo fazendo tudo de maneira remota, sobre os treinos dar uma parada foi benéfico. Em 16 anos, eu nunca parei de treinar, essa foi a primeira vez, e clareou muita coisa a respeito da minha vida”, ressalta.

Na mesma situação que a Taynara, existem milhares de mulheres no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Educação em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), ser mãe e cursar uma graduação faz com que cerca de 18,1 das mulheres entre 18 e 29 anos abandonem os estudos no ensino superior.

“Nunca passou pela minha cabeça abandonar a graduação, mas, confesso que é desafiador. Eu cheguei a abrir a câmera para falar com a professora e a Chloe estava mamando. Como as aulas tem sido gravada, estou preferindo assisti-las em momentos que a Chloe está dormindo, assim consigo absorver o conteúdo” reforça. Taynara também destaca como a ajuda das colegas de curso tem sido importante “Tenho algumas colegas que tem me ajudado muito com as atividades e trabalhos, o que é incrível e empático. No meu caso realmente não me importei com o que pensariam sobre mim por ser mãe jovem. Acredito que o maior desafio tema sido mesmo conciliar com a faculdade, mas de resto só há pontos positivos”.

Começando a trilhar seu caminho a estudante reforça a importância dos estudos da maternidade, do esporte e de sua mãe na sua formação como pessoa “Sempre observei que minha mãe movia rios e montanhas por mim, recebeu tiros e flechas, e nunca deixou que algo me atingisse, mas ao mesmo tempo me apresentou para o mundo e me ensinou como devo me defender diante das circunstâncias da vida. Ela me inspira”.

A jovem reforça que as expectativas para o futuro são as melhores possíveis “Eu sou muito determinada e acredito que tudo acaba se encaixando de alguma forma e ajudando na minha formação como ser-humano”. Ela conta como se enxerga daqui a 10 anos “Com outro filho! Ser mãe é bom demais. Me vejo como uma psicóloga renomada, reconheço o quanto tenho me esforçado e sei que o resultado não será diferente do que venho me dedicando. Daqui a 10 anos, em resumo, me vejo no auge da minha vida. Por ora estou construindo outros lastros e lapidando algumas lascas”, finaliza

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg