A convite da Save The Waves Coalition (STW), entidade mundial com sede na Califórnia/USA, que designa e nomeia as Reservas Mundiais de Surf (RMS), o presidente do Comitê Gestor Local da 9ª. RMS Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel (Kito), estará representando, pela segunda vez, nosso país, quando nos dias 8, 9 e 10 de Outubro, acontecerá a “Cúpula da Coalizão 2025” (2025 Coalition Summit), em Santa Cruz, na Califórnia/USA.
A Cúpula da Coalizão tem como objetivo criar uma plataforma empoderadora para inspiração e ação através de oficinas dinâmicas e sessões de contação de histórias, trabalhando juntos para enfrentar as ameaças atuais e crescentes aos ecossistemas de surf em todo o mundo.
O evento contará com a presença dos embaixadores, coordenadores de campo, amigos do programa das RMS e parceiros apoiadores. São esperados representantes do Chile, Brasil, Portugal, México, Açores, Costa Rica, Austrália, Europa, Indonésia, El Salvador, Peru, USA, entre outros.
Atualmente são 14 RMS espalhadas pelo planeta: Bahia de Todos os Santos e Puerto Escondido (México); Ericeira (Portugal); Gold Coast, Nossa e Manly Beach (Austrália); Huanchaco (Peru); Santa Cruz e Malibu (USA); North Devon (United Kingdon); Oriente Salvage (El Salvador); Punta Lobos (Chile); Playa Hermosa (Costa Rica) e Guarda do Embaú (Brasil).
Na oportunidade, os participantes declararão um compromisso com a proteção das ondas, assim como é feito nas conferências sobre os Oceanos, da ONU.
“Nosso objetivo será trazer conhecimento e fazer troca de experiências com outros atores mundiais que apresentam ações e soluções de proteção aos ecossistemas de surf. Estaremos lá para representar a RMS Guarda do Embaú mostrando o foco do nosso trabalho, os mecanismos e a estratégia para proteger as nossas três ondas: Canto e Meio da Guarda e a Prainha”, explica Gungel.
De quebra, Kito, juntamento com o advogado Dr. Mauro Figueiredo, que irá representar o Programa Brasileiro das Reservas de Surf (PBRNS), farão um “pit stop” no Havaí, a meca do Surf, para conhecer as ondas e o trabalho de proteção dos Oceanos que é realizado pelas organizações do arquipélago havaiano.