dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Jiu-jitsu: capacitação reúne profissionais em PH

Evento aconteceu no sábado (2) e contou com a presença dos criadores do Programa Pedagógico Fight & Smart, além de reunir profissionais da arte suave de Brasil, Uruguai, Irã e Emirados Árabes Unidos

35470ff3917ff2782060873cb3016165.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Sofia Mayer*

 

Um evento para capacitação de instrutores de jiu-jitsu, intitulado “Jiu-jitsu Educacional para Academias”, movimentou a manhã de sábado (3) em Palhoça. A programação durou cerca de cinco horas e contou com a presença dos criadores do Programa Pedagógico Fight & Smart e de profissionais da arte suave de Brasil, Uruguai, Irã e Emirados Árabes.

A realização foi uma parceria entre a Alfabetos Ensino de Esporte e a Associação Catarinense Arte Suave Milenar (ASM Association), sediada em Palhoça. “Todos ficaram felizes com a capacitação neste fim de semana. Agora vamos aplicar esses novos conhecimentos nas academias associadas à ASM Association”, comenta o fundador e presidente da ASM, Marco Túlio, faixa-preta em jiu-jitsu, 4º grau.

Uma aula-modelo também foi conduzida pelo professor e diretor de esporte da Alfabetos Ensino de Esporte, Beto Nunes, também faixa-preta, 4º grau. O método utilizado pelo Programa Pedagógico Fight & Smart de jiu-jitsu brasileiro foi apresentado a crianças e adolescentes. “Quero parabenizar os pais, responsáveis, instrutores, coaches e alunos da ASM. Eles estão influenciando positivamente no crescimento destas crianças e adolescentes. E isso ficou claro na harmonia que tivemos na fluência da aula-modelo”, comemorou o professor.

Já o educador Beto Cavallari, um dos criadores do Fight & Smart, junto com Beto Nunes, apresentou a estrutura pedagógica do programa, ressaltando a importância da implementação do jiu-jitsu educacional nas academias para o desenvolvimento dos jovens. O evento ainda permitiu a trocas de experiências sobre a prática e o estudo do esporte.  

 

O programa

Fundado por Beto Nunes e Beto Cavallari, o Fight & Smart busca colaborar com o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, linguístico e comportamental de crianças e adolescentes em fase escolar.

Segundo os profissionais, trata-se de um método inovador de aula no tatame, que aposta também na multidisciplinaridade, já que relaciona fundamentos e técnicas do jiu-jitsu, educação física, inglês, geografia e história. Há material didático, com livro para aluno e instrutor, e conteúdo de apoio em plataforma digital.

 

Sobre os professores

Marco Tulio Nunes e Beto Nunes fazem parte da mesma equipe de jiu-jitsu, liderada pelo mestre Ricardo Delariva, e chegaram a trabalhar com o ensino de jiu-jitsu brasileiro nos Emirados Árabes Unidos, o primeiro país do mundo a implementar o esporte no currículo da educação básica.

Agora, os professores da arte suave se encontram novamente para trazer o jiu-jitsu educacional para a ASM Association, enriquecendo as aulas em academias de Palhoça e região. 


* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg