Conselho de Saúde faz ação no São Sebastião

Evento aconteceu na manhã de sábado (24)

a973f06d5d5d769aaa4277a29d38651c.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

O Conselho de Saúde do São Sebastião reuniu moradores do bairro em uma ação social realizada no sábado (24), junto ao posto de saúde local. Foram feitos exames de doenças sexualmente transmissíveis, aferição e cuidados com glicemia (diabetes) e pressão alta; além de exames de hepatite B e C.

A comunidade também pôde participar de uma aula experimental com uma professora de pilates, em parceria com a Unisul, que também encaminhou ao evento outros profissionais da área da saúde. O evento também teve a parceria do Sesc, que ofereceu entretenimento, com brinquedos para as crianças. Também foi feita uma campanha de divulgação de informações sobre assuntos relacionados à saúde.

Os organizadores chegaram a pensar em cancelar a ação em função da chuva que caiu no início da manhã de sábado, mas mantiveram o evento, e apesar de o volume de participação não ter sido tão grande quanto o esperado, os organizadores ficaram satisfeitos com o resultado. “Esta é a primeira ação social que nós estamos fazendo. Foi uma ação simples, mas nem por isso menos importante. A gente espera conseguir fazer outras mais e cada vez mais a gente vai melhorando para trazer benefícios para a área da saúde”, comenta a presidente do Conselho local de saúde, Hedimar Mendes da Mata. “Não tivemos aquele movimento de população, mas aquele objetivo que era a informação, foi alcançado. Teve fila, as pessoas participaram, o pessoal que veio para a orientação percebeu que eles conseguiram desenvolver o trabalho deles muito bem”, diz Rejani Maria Baseggio, integrante do Conselho, que é formado por pessoas da comunidade e profissionais da saúde. 

Os organizadores avaliam que na questão de realização de exames, o evento superou as expectativas. “O evento foi um sucesso. Várias pessoas que não frequentam a unidade durante a semana puderam participar, verificar a glicemia capilar, verificar a pressão e fazer os exames das doenças sexualmente transmissíveis”, analisa a enfermeira Fernanda Martins. 

A experiência foi tão positiva que o Conselho já projeta novas ações. “Este evento foi um dos primeiros de muitos que vêm por aí. Graças a Deus, foi um evento muito produtivo, apesar do tempo de chuva e de ser o primeiro, que a gente tem que encarar como um aprendizado. Muita gente que veio aqui hoje não tinha vindo no posto ainda”, observa o vice-presidente do Conselho, Paulo Roberto Fontes. “A gente sai fortalecido, como Conselho de Saúde, sabendo que fizemos a nossa parte. Percebemos as dificuldades que tem em questão de saúde da população e a gente conseguir contribuir nos fortalece cada vez mais, faz valer a pena esse nosso voluntariado”, finaliza Rejani.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif