Com o carimbo da representatividade
Nos últimos anos, a sociedade brasileira passou a acompanhar de muito mais perto os movimentos jurídicos do país. Se antes termos técnicos e a pompa das cortes davam a impressão de que esse era um universo distante, hoje vemos cada vez mais cidadãos interessados e atentos aos julgamentos que definem os rumos da nação. Vide o caso do julgamento do ex-presidente Bolsonaro, acompanhado por milhões de brasileiros nesta semana. E admita: independentemente do espectro ideológico, o conhecimento ou a busca dele é caminho para a cidadania, e um povo que conhece seus direitos é mais difícil de ser enganado.
Dentro desse cenário, Palhoça também vive um momento histórico. O advogado Willian Medeiros de Quadros é o primeiro palhocense a concorrer ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). A disputa está em andamento: no próximo dia 17, acontece a votação pelo conselho estadual da OAB, e em 6 de outubro será a vez da eleição direta com os advogados aptos a voto em todo o estado. Representar Palhoça em um espaço de tamanha relevância para a Justiça catarinense já é, por si só, um feito que marca a história da cidade.
Willian carrega na trajetória 17 anos de experiência na advocacia, passagens por instituições de classe e um marco importante: foi o primeiro juiz eleitoral oriundo da advocacia de Palhoça a atuar como juiz efetivo no TRE/SC. Agora, busca levar sua bagagem profissional e seu compromisso com o equilíbrio e a Constituição para o Tribunal de Justiça. Se eleito, será um marco não apenas para sua carreira, mas para toda a comunidade palhocense, que passa a ter representatividade também na mais alta corte do estado.
Publicado em 11/09/2025 - por Palhocense