Foto: ARTE
Uma obra com ensinamentos da cultura afro-brasileira será lançada na noite desta sexta-feira (7). É o livro “As Aventuras de Zaki e Zahara com os Orixás”, que será apresentado ao público na Associação Espírita Água de Oxum, no Alto Aririú. De acordo com os autores, a obra traz lições sobre ancestralidade e representatividade.
Escrito por Éder Sumariva Rodrigues e Winnie Lukeni da Costa, o livro apresenta os irmãos Zaki, “aquele que tem a proeza de um leão”, e Zahara, “a mais linda flor”. Em suas aventuras pela natureza, eles aprendem com os Orixás valiosas lições sobre respeito, coragem, amor e sabedoria, conectando o universo infantil às tradições afro-brasileiras e à importância da convivência harmoniosa com a natureza.
Mais do que um lançamento literário, o evento se propõe a ser um ato de valorização da cultura afro-brasileira, destacando o papel da educação e da arte como ferramentas de combate ao racismo e de fortalecimento da identidade cultural. “'As Aventuras de Zaki e Zahara com os Orixás' nasce do desejo de levar às crianças uma literatura que represente suas origens e histórias, mostrando que o conhecimento ancestral pode e deve estar presente na formação das novas gerações”, destacam os autores.
A cerimônia de lançamento está marcada para as 19h. O evento contará com a presença dos autores, convidados, membros da comunidade e autoridades locais. A entrada é gratuita.
Vale salientar que a Associação Espírita Água de Oxum fica na Rua Mário Sérgio Oliveira, no Alto Aririú.
Realização
O projeto que deu origem ao livro foi realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Ministério da Cultura. A proposta conta com o apoio da Prefeitura de Palhoça, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, da Fundação Municipal de Esporte e Cultura e da Associação Espírita Água de Oxum.
06/11/2025
06/11/2025
06/11/2025
04/11/2025
30/10/2025
24/10/2025