Foto: DIVULGAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiu, nesta terça-feira (4), manter o vereador Neném do Bertilo (União Brasil) no cargo. Por unanimidade de votos (7x0), os desembargadores eleitorais rejeitaram o pedido de cassação apresentado por integrantes da base governista do município.
A acusação apontava suposta formação de chapa com candidatos laranja nas eleições municipais, em que Neném foi eleito vereador. A denúncia, no entanto, já havia sido rejeitada pela Justiça Eleitoral de primeira instância, e o recurso levado ao TRE-SC confirmou a decisão anterior, absolvendo Neném de qualquer irregularidade.
A manutenção do mandato foi comemorada por lideranças do União Brasil em Palhoça. O deputado estadual Sérgio Guimarães, presidente municipal do partido e responsável pela formação da chapa nas eleições de 2024, celebrou o resultado.
“Eleição se ganha nas urnas, não adianta querer vencer no tapetão”, afirmou o deputado estadual Sérgio Guimarães, após o julgamento.
Com a decisão do TRE-SC, Neném do Bertilo permanece no cargo e reforça sua posição política dentro do União Brasil no município. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a tendência é a de que o caso seja encerrado com a confirmação da legalidade da chapa.
04/11/2025
03/11/2025
30/10/2025