Por: Willian Schütz
Já em fase de obras no Nova Palhoça, o hospital público de Palhoça agora já tem nome definido: Hospital Regional Prefeito Nelson Martins. A denominação foi oficializada neste mês de aniversário da cidade, com a aprovação do Projeto de Lei 38/2025, de autoria do vereador Ezequiel Peres Martins, o Ezequiel Filho do Nelsinho (Avante), neto do homenageado. A figura que dá nome à unidade teve participação importante na política palhocense.
Durante sessão na Câmara Municipal, Ezequiel se emocionou ao relembrar o papel fundamental de sua família na luta pela construção do hospital, especialmente de seu pai, o ex-vereador Nelsinho, e de seu avô, Nelson Martins — que dá nome à futura unidade hospitalar.
“Muito feliz, para mim, neste dia em que o Projeto 038 de 2025, que denomina o nosso tão sonhado Hospital Regional de Palhoça como um hospital com atendimento público, está sendo votado. Esse hospital, que já está em construção, levará o nome do meu avô, Prefeito Nelson Martins”, destacou o vereador.
Na tribuna, ele pediu a exibição de um vídeo de seu pai, Nelsinho, datado de 2017, onde já defendia veementemente a necessidade de um hospital em Palhoça. “Quero dizer ao estado de Santa Catarina, a Palhoça e ao nosso Brasil que este vereador, quando vai a Brasília, não vai só para fazer curso. Vai para tratar dos interesses do município — e, principalmente, deste grande sonho que é o Hospital Regional, pelo qual eu tanto luto”, dizia Nelsinho, na gravação, que emocionou os presentes.
Ezequiel também relembrou a mobilização de seu pai em prol do projeto. “Já discutimos isso algumas vezes aqui. E eu sempre digo: não se trata de querer ser o pai da criança, mas sim de fazer justiça com quem lutou e batalhou nesta casa. Quem fez eventos nas praças, em todos os bairros do município — e eu participei de vários —, andava com adesivo no carro, no terno: ‘Hospital Palhoça Já’. Esta luta, hoje, com a construção do hospital em andamento, eu tenho certeza: o primeiro tijolo foi colocado pelo Nelsinho”, destaca.
A homenagem foi amplamente apoiada por outros parlamentares da casa, como o presidente da Câmara, vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta), e os vereadores Arlindo Fernandes Moraes e André Xavier, que também se manifestaram favoravelmente à denominação.
A história de Nelson Martins
Nascido em 16 de novembro de 1937, em Palhoça, Nelson Martins foi professor, servidor público, contador, vereador e prefeito. Ingressou na política em 1967 como vereador, e em 1969, aos 32 anos, foi eleito o prefeito mais jovem da história do município, governando a cidade até 1972.
Foi casado por quase quatro décadas com Elisabete Martins, com quem teve cinco filhos: Nárcia, Nádia, Nelsinho, Elder e Everton. Juntos, formaram uma família marcada por forte presença na vida pública e política de Palhoça, com vários membros engajados em causas sociais e comunitárias. Além de vereador e prefeito, Nelson também foi fiscal de tributos do ICMS do estado de Santa Catarina, cargo do qual se aposentou em 1983.
Segundo a família, Nelson era um homem de personalidade forte, inteligência política e dedicação à vida pública, mas também um pai presente e apaixonado pela família. “Momentos inesquecíveis ficaram em nossa memória, como pescar de lancha com ele na frente do farol da Enseada de Brito, ou quando toda a família ajudava a puxar a rede na praia. Ele sempre nos ensinou a ter honestidade, valorizar a família e manter os pés no chão”, escreveu a família, em uma carta de homenagem.
Nelson faleceu em 12 de novembro de 1995, deixando um legado de trabalho, exemplo e amor à cidade onde nasceu, cresceu e dedicou sua vida pública. A nomeação do hospital representa, para seus descendentes e para o povo de Palhoça, um reconhecimento justo à sua história e contribuição.
Com a aprovação da lei e o andamento das obras, o Hospital Regional Prefeito Nelson Martins caminha para se tornar não apenas um marco na saúde do município, mas também uma lembrança viva de uma trajetória pública marcada pelo compromisso com a comunidade.
25/04/2025
25/04/2025
24/04/2025