A mobilidade na região do Morro dos Cavalos é assunto antigo no debate público. Esse trecho da BR-101 foi cenário de muitos acidentes e desastres naturais — o mais recente foi em 6 de abril, quando a explosão de um caminhão gerou incêndio que atingiu 25 veículos. Nos últimos anos, muito se falou na construção de um túnel como solução. Mas nesta quarta-feira (23), o governador Jorginho Mello apresentou ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto de um contorno rodoviário para a região.
A nova proposta foi elaborada pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Apresentada oficialmente em Brasília, a ideia foi recebida pelo ministério e será estudada tecnicamente. De acordo com o governo estadual, caso seja confirmada como a melhor solução para a região, a obra do contorno poderá finalmente sair do papel.
Em nota publicada pelo Governo do estado, Jorginho Mello disse que a apresentação correu bem. “A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. O Governo de Santa Catarina está comprometido em resolver esse problema com responsabilidade e planejamento”, destacou o governador.
Segundo o governo estadual, o projeto prevê a implantação de um binário de 5,2 quilômetros, com obras que incluem uma ponte sobre o rio Maciambu, um viaduto sobre a BR-101 e a reformulação da pista existente no local. O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 quilômetros por hora, com foco na segurança e na fluidez do tráfego.
Além disso, informações preliminares indicam que o trecho existente seria reformulado para três faixas de 3,6 metros de largura, assim como um acostamento de 3 metros em ambos os lados. Já no contorno, o trecho seria composto por duas faixas de 3,6 metros cada, com acostamento externo de 3 metros de largura e acostamento interno de 1,2 metro.
Para tanto, o investimento estimado é de R$ 291,3 milhões. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do anteprojeto e encaminhamentos para o licenciamento ambiental, com atenção especial à travessia de áreas indígenas e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Para o licenciamento ambiental, a proposta é que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) delegue a função para o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).
Agora, a proposta será analisada pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com o projeto de engenharia finalizado, a obra poderá ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou viabilizada dentro da futura concessão da BR-101.
25/04/2025
25/04/2025
24/04/2025
24/04/2025
24/04/2025