Por: Willian Schütz
Reconhecida como a maior comunidade de Santa Catarina, com mais de 7 mil moradores, o Frei Damião deve ser contemplado com R$ 5,4 milhões, a partir do programa BNDES Periferias. O projeto é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor será destinado ao projeto “Transforma Frei Damião”, do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), que atua há quase 15 anos nessa região.
De acordo com a organização, o BNDES entrará com metade do valor, mas o restante desse montante deve ser captado através de apoiadores. Para isso, é preciso o apoio de empresas, do poder público, de outras instituições e pessoas físicas. O valor a ser arrecadado é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. Caso seja bem-sucedida, a iniciativa deve ser executada em três anos: 2025, 2026 e 2027.
Liderado pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, o projeto é compartilhado com outras 67 organizações, que atuam a partir de sete eixos de desenvolvimento: urbanização, habitação, saúde, educação, trabalho e renda, cultura e esporte, fortalecimento das ONGs locais.
Com isso, o projeto busca fazer a transformação positiva da realidade da comunidade, com a geração de oportunidades e incentivo à economia criativa. Para saber como ajudar, basta acessar o perfil @icomfloripa no Instagram ou o site ou icomfloripa.org.br!
“A transformação da comunidade Frei Damião foi destaque na matéria que apresentou diversas conquistas do Programa de Desenvolvimento Territorial liderado, pelo Icom”, afirma Willian Narzetti, gerente executivo do Icom.
Além disso, o Icom tem uma apresentação que destaca estudos e perspectivas da região de abrangência do projeto. O material pode ser conferido em: https://bit.ly/3SByw4t.
15/05/2025
14/05/2025