240bbc0b58648717cb840d3dc82ab4a1.jpeg Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 85% na tarifa de água

4b3a7d2aa4ded5e022dfd555bd790a70.png Gerar inaugura novo polo em Palhoça com evento “Café com a Gerar”

152a57f10949b0b52401dda41503ad48.jpeg Prefeitura abre inscrições para comércio ambulante nas praias de Palhoça durante o verão

eb6516ac5405ee57380f1007146623d6.png Prefeitura com Você chega ao Parque do Madri neste sábado (18)

bf47908ea0b5a3ed12024c2ce8060c65.jpeg Livro produzido durante curso de xilogravura será lançado nesta sexta (17), na Casa do Educador

20b82cb5823142d01e4ec8ff523bd646.jpeg Projeto Pulsa Palhoça - Trilha Sonora confirma nova data para show de estreia

3c4c867ce14bf6f804d3156089116e16.jpeg Biblioteca pública de Palhoça celebra 50 anos de fundação com programação especial

6d2a4683b9dce2fc9651f916166a6bad.jpeg Uniasselvi Fadesc promove evento na Ponte do Imaruim em comemoração ao Dia das Crianças

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Obras dos túneis em PH começam em janeiro

Diretor da Autopista Litoral Sul2

b0363426d49e1ac9283ab03c6fc1fdb0.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O diretor-superintendente da Autopista Litoral Sul, André Bianchi, informou que a concessionária prevê iniciar em janeiro de 2019 as obras do “trecho sul A” do Contorno Viário, que englobam três túneis duplos e viadutos. Esse pacote está calculado em R$ 1,6 bilhão. Ele apresentou um balanço do andamento das obras em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada na segunda-feira (17), na Fiesc. Segundo ele, está mantido o prazo de entrega da obra completa para 2021. “O compromisso e o cronograma estão mantidos para dezembro de 2021”, garantiu. Bianchi também disse que boa parte das desapropriações está resolvida, mas ainda há pendências. 

Na reunião, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior, ressaltou que é um cronograma apertado, mas garantiu que é possível cumprir o prazo. “É um desafio, mas vamos fazer essa obra em três anos”, afirmou. A ANTT destacou ainda que para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, há possibilidade de aumento extraordinário da tarifa de pedágio, estimado em R$ 0,40 em 2020, quando as obras dos túneis estarão em andamento. 

“Sem sombra de dúvida, essa discussão sobre o Contorno é extremamente importante, mas também chamo a atenção para a importância de se discutir outros contornos ao longo BR-101”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Ele também colocou à disposição o consultor da Fiesc, o engenheiro Ricardo Saporiti, para acompanhar o cronograma e sugeriu que as informações sejam colocadas no Sistema Monitora Fiesc para conhecimento da sociedade. “Coloco nossa estrutura técnica à disposição. As desapropriações, aprovações de projetos e licenciamentos são importantes para que a empresa possa executar o cronograma. Deve ter uma conjunção de forças muito forte para que possamos ter realmente concluída essa obra em 2021”, declarou.

O presidente da Fiesc salientou ainda que existe uma classificação de serviço norte-americana para rodovias que vai de A até F, sendo A o melhor serviço e F o pior. “Na nossa rodovia BR-101, em vários trechos e horários a classificação é F. O estado está se litoralizando e nossos portos são uma plataforma logística para o Brasil, com a movimentação de cerca de 20% dos contêineres do país. Então, há que se discutir o Contorno da Grande Florianópolis e a BR-101 como um todo”, propôs.
Aguiar também entregou a representantes do Fórum Parlamentar a Agenda da Indústria para Infraestrutura, documento que mostra que Santa Catarina demanda R$ 3,9 bilhões por ano para manter e ampliar a infraestrutura de transporte nos modais rodoviário (R$ 2,85 bilhões), ferroviário (R$ 626 milhões), aeroviário (R$ 61,1 milhões) e aquaviário (R$ 342,6 milhões). “A Fiesc tem uma preocupação forte com relação à infraestrutura, que afeta o desenvolvimento da nossa indústria e do nosso estado. Temos uma pesquisa que nos mostra que o componente transporte tem uma participação importante na composição do custo das empresas”, completou. 
“Todos já sabemos do tempo de espera para a conclusão das obras do Contorno, com atraso de praticamente 10 anos em relação ao primeiro cronograma”, disse a presidente do Fórum, a deputada Carmen Zanotto. Os deputados federais Jorginho Mello e Esperidião Amin ressaltaram que a obra está com o cronograma apertado e pela complexidade na execução podem surgir atrasos. Por isso, sugeriram que a ANTT e a Autopista Litoral Sul apresentem mensalmente um cronograma de execução. 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg