dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

“Só se for para trás”, diz Sérgio Guimarães

Deputado estadual opina sobre Projeto Acelera Palhoça, lançando em 2018

a6487dfae7c7305c55cf0f76c4c25b0b.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A pedido

 

Em 2018, a Prefeitura de Palhoça anunciou, com grande alarde, o lançamento do projeto “Acelera Palhoça”. Na época, prometeu recursos no valor de 50 milhões de reais. O milionário pacote contemplava melhorias no saneamento, infraestrutura, mobilidade urbana e, principalmente, a tão aguardada revitalização da comunidade Frei Damião, uma das mais carentes do Brasil. 

Passados 6 anos, tudo parece estar como era antes. Obras nada estruturantes podem ser vistas, “mas não aquelas que fazem a diferença na vida de cada palhocense”, acrescentou o deputado Sérgio Guimarães. Durante o lançamento do programa, na época, o ex-prefeito Camilo Martins garantiu que a maioria dos projetos já estavam aprovados, algumas obras licitadas e os recursos garantidos. Mais uma vez Palhoça foi levada a acreditar que aqueles que mais precisam da atenção do poder público seriam vistos pela administração local. 

Para Guimarães, obras vão muito além de pavimentar ruas, quando a necessidade do povo está naquilo que lhe é de direito, o saneamento básico. “A falta de acesso ao saneamento básico resulta em doenças, gerando gastos na saúde, educação, atrasa o desenvolvimento econômico, prejudica o meio ambiente, etc. Esses são apenas uns exemplos. E há décadas Palhoça não avança no tema, só em promessas”, diz o deputado.

Guimarães não poupou palavras ao descrever a situação como “um exemplo gritante de promessas vazias”. O parlamentar, que tem um trabalho no Legislativo catarinense reconhecido por ser fiscalizador, há anos acompanha de perto as condições das comunidades com maior vulnerabilidade social, destacando a falta de políticas públicas efetivas e a ausência de avanços concretos nas áreas que mais precisam de intervenção para atender a população de extrema pobreza que vive em localidades como Brejaru e Frei Damião. “Estamos falando de uma das comunidades mais pobres do país, onde as condições de vida são indignas. O 'Acelera Palhoça' prometeu transformar essa realidade, mas o que vemos é o total abandono. Onde estão milhões de reais prometidos para a revitalização? Onde estão as obras de saneamento, a infraestrutura necessária, as melhorias na mobilidade?”, questionou o deputado. 

Moradores da Frei Damião, que haviam depositado esperança no projeto, hoje sentem-se desiludidos. Guimarães também cobrou mais transparência por parte da administração municipal: “O povo de Palhoça merece respostas. É inaceitável que, depois de tantos anos, a situação continue a mesma ou até pior. Precisamos de soluções, não de promessas”.

O deputado afirmou que continuará pressionando as autoridades competentes até que a população de Frei Damião veja as mudanças que foram prometidas. “Aceleraram o quê? Porque, pelo que vejo, só aceleraram o abandono”, diz o deputado.

E finalizou: “Até quando a população de Palhoça ficará refém de promessas? Teremos a chance de nos libertar este ano. Afinal, a cidade pede mudanças”.

 



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg