49ae8421ab75cbf28cc18331da636ff5.jpeg Vai Construir ou Reformar? Faça o planejamento do saneamento e da nova ligação de água

7b9e2f2d0197808e2604a4211078d70b.png Após incêndio, Shopping ViaCatarina aguarda laudos e projeta reabertura

c02ae66d3ae10128cf0178b1d6495848.jpeg Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina celebra um ano de funcionamento em Palhoça

16423a60d7d6f992f155ece7aa967a14.jpg Vereador Mário Cesar Hugen apresenta Indicações na Câmara

c21023e46b8a58a8bef54e7219a0f90e.jpeg Neste domingo (16): evento de carros antigos ajudará palhocense que luta contra o câncer

facf8bd9aec22db38fe77557060b6bc2.jpeg Apae de Palhoça realiza Jantar Dançante neste sábado (15)

c1fb61f80648009ddd4fb1741acee019.jpeg Turnê de lançamento do EP ‘Invisível Social’ tem evento final neste sábado (15)

0a2500044fb45b77735086ddd3c5a73e.jpeg Camila Fremder chega a São José com o podcast “É Nóia Minha?”

b7e916bd3184567010229097c7a52f48.jpeg Peça ‘Nossa Senhora do Desterro’ tem seis apresentações confirmadas em Florianópolis

8ed19d9497b2d74f9ef9ea66e4e69583.jpeg De Palhoça para o Japão, Diogo Trindade participa de treinos para o The Summer Deaflympics 2025

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

Poder público quer disciplinar doações à população

Entidades civis e o poder público municipal voltam a se reunir na próxima quinta-feira (5) para estabelecer um programa de recebimento e distribuição de alimentos destinados à população carente

94c28d8c6ea693dd924dc6cf998be318.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Entidades civis e o poder público municipal voltam a se reunir na próxima quinta-feira (5) para estabelecer um programa de recebimento e distribuição de alimentos destinados à população carente. A intenção é disciplinar essa distribuição, para evitar discrepâncias, como vem acontecendo no Centro de Palhoça.
Já houve noite em que sete carros pararam no encontro da avenida Barão do Rio Branco com a rua Evaldo Carlos Baasch (em frente aos Correios, ao lado da sede da Secretaria de Assistência Social), que acabou se transformando em um “ponto tradicional” de fornecimento de alimentação para a população em situação de rua. Sem uma disciplina na distribuição, acaba sobrando comida naquele ponto da cidade e faltando doações para pessoas que moram em bolsões de vulnerabilidade social em outras áreas do município.
Um primeiro encontro foi realizado no dia 22, na Prefeitura. Participaram: o prefeito de Palhoça, Camilo Martins; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Souza; a secretária de Assistência Social, Rosângela Campos; o tenente-coronel Rodrigo Dutra, comandante do 16º Batalhão da PM, sediado no município; e representantes do Conselho Permanente de Segurança Pública de Palhoça (CPSPh). Na reunião, foram discutidas medidas para regular o fornecimento de alimentação à população em situação de rua.
Algumas das ideias cogitadas: a realização de uma campanha publicitária de longa duração, com a intenção de conscientizar a população e entidades a promover uma “doação consciente”; criação de uma central de coordenação e distribuição das doações; fiscalização nos pontos e meios de doação, coibindo distorções e orientando a população.
Medidas concretas devem ser detalhadas na reunião do dia 5. “Nesta reunião é que serão definidas as normas de como vamos proceder. As abordagens continuam sendo realizadas”, afirma a secretária de Assistência Social, Rosângela Campos. “A gente está organizando, juntamente com essas entidades sociais organizadas, uma campanha, em nível municipal, sobre a questão da doação dos alimentos. A gente quer organizar essas doações. É muita gente doando, e o pessoal às vezes não come tudo”, comenta o secretário de Segurança Pública, Alexandre Silveira de Souza. O secretário diz que a Prefeitura está fazendo um controle de quem está vindo para a cidade, justamente para evitar uma proliferação ainda maior da população de moradores em situação de rua, que se estabeleceram de forma praticamente permanente na região central da cidade. “A doação é importante, sim, essas pessoas precisam, mas a gente também precisa disciplinar esse tipo de ação, para poder ajudar a sociedade como um todo”, reflete Alexandre.
O grupo de empresários do Centro de Palhoça, que tem batalhado incansavelmente em busca de soluções para a situação dos moradores de rua, coloca que, “além de alimentar, deve-se fazer um programa integrado com a sociedade para tentar ajudá-los a sair da rua, dar dignidade, ajudar com cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego e moradia, aí sim a sociedade vai estar resolvendo este problema e não só tapando o sol com a peneira”.

Voluntários
O grupo integrado pela voluntária Renatha Soares Livramento é um dos grupos que costumam ajudar os necessitados na região. “Temos um grupo de amigos, onde arrecadamos alimentos, roupas e calçados e levamos nas ruas de Palhoça e Floripa. Fazemos marmitas, café, suco e sanduíches. Também arrecadamos valores e compramos retalhos e confeccionamos mantas e distribuímos. Quando conseguimos doações, levamos cobertores usados também”, conta Renatha.
Além disso, o grupo pretende oferecer também cortes de cabelo aos moradores em situação de rua. “Estamos atuando há quatro meses. Nosso grupo é formado por pessoas de vários lugares. Eu moro em Rancho Queimado, mas como aqui não tem moradores de rua, levamos em Palhoça e em Florianópolis. As roupas que ganhamos em doações e não conseguimos doar nas ruas, repassamos para famílias carentes”, diz Renatha, que faz essa ação social pelo menos uma vez por mês, com cerca de 50 marmitas por ação.
A voluntária diz que se dispõe a procurar a Assistência Social do município e vai ficar atenta aos desdobramentos das próximas reuniões. Quem quiser colaborar com o grupo da Renatha pode entrar em contato pelo e-mail renathaaa123@gmail.com.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg