Por: Willian Schütz
Toda história é feita de pessoas. Em Palhoça, não é diferente. Nos últimos 25 anos, a população da cidade aumentou cerca de 146%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento traz consigo empreendedores que se unem para alavancar ainda mais a região. Um grande exemplo disso é a Jotas Empreendimentos Imobiliários, que completou 39 anos no dia 2 de setembro. Uma trajetória que se entrelaça com o desenvolvimento da cidade.
Ainda em clima de comemoração pelo aniversário, a diretoria da empresa conversou com a reportagem do Palavra Palhocense para homenagear as pessoas que fizeram e seguem fazendo parte dessa história. Afinal, ao longo dessas décadas de crescimento, a Jotas contou com o apoio de seus colaboradores, empreendedores visionários e gestores públicos que acreditaram no futuro da cidade.
Dez da manhã. Foi quando o repórter do jornal chegou em frente à sede da Jotas, na avenida Hilza Terezinha Pagani, 142. De pronto, foi recepcionado e, ao chegar no escritório do diretor-executivo da empresa, encontrou um cenário que traduz essa essência. A recepção com um sorriso, cafezinho, diversos quadros de família e amigos: a história contada através de retratos.
Essa é a essência da Jotas, desde a origem. Fundada em 1986 por João Otávio Furtado, a empresa nasceu como um negócio familiar. O nome “Jotas” surgiu em homenagem à esposa e aos filhos do empreendedor, todos com nomes iniciados pela letra “J”. Hoje, aos 92 anos, João Otávio continua sendo o presidente de honra da companhia, lembrado com carinho pelo filho e diretor-executivo, José Bitencourt Furtado, o Zeca. “Meu pai sempre foi o nosso mentor. Até hoje nos visita quando pode, e segue sendo nossa maior inspiração. Nunca podemos esquecer de quem começou tudo”, destaca Zeca.
Mudanças e parcerias
A Jotas Empreendimentos Imobiliários tem forte ligação com Palhoça. Mas não foi por aqui que ela deu os primeiros passos. A empresa surgiu em São José, com loteamentos como Sayonara, Altos de Potecas, Condomínio Hípico Campestre e Lisboa I, II e III.
Mas foi na década de 1990 que a Jotas tomou uma decisão ousada: mudar sua sede para Palhoça — quando a cidade estava caminhando para o que se tornaria um grande boom de crescimento a partir dos anos 2000. A aposta se concretizou em parceria com a família Pagani e com o saudoso empresário português Horácio Figueiredo, que apoiou diversas inovações na região, incluindo o Shopping ViaCatarina. Juntos, deram origem aos loteamentos Pagani I e II, que se tornaram marcos do desenvolvimento urbano da cidade.
Esses projetos surgiram a partir de muito planejamento urbano, com visão de empreendedorismo e olhar atento para a oportunidade de crescimento da região. Foi tudo planejado e feito através do esforço das parcerias. “Foi muito difícil ser pioneiro aqui. Palhoça ainda tinha muitos problemas estruturais e enfrentava estigmas. Mas nós acreditamos. E, aos poucos, mostramos que era possível fazer diferente, com planejamento e qualidade. Hoje a realidade que encontramos é de uma cidade referência no estado, com um polo industrial e muitas oportunidades de negócio”, relata o diretor.
As obras da empresa contribuíram nesse processo que transformou a região do Pagani em um novo polo administrativo e econômico de Palhoça, que hoje abriga o Fórum, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Shopping ViaCatarina e dezenas de novos negócios.
Além disso, ao longo das últimas décadas, a Jotas consolidou sua presença no mercado local e ajudou a impulsionar o crescimento da região. Além dos empreendimentos em São José, a empresa expandiu sua atuação em Palhoça com os loteamentos Alaor Silveira I, II e III e o Condomínio Praia de Fora Residence, entre outros.
Homenagens e gratidão
Ao lembrar dessa trajetória, o diretor executivo faz questão de destacar quem esteve ao lado da Jotas. “Temos que prestigiar todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada: meu pai, João Otávio Furtado; meu irmão Juarez B. Furtado; meu irmão João B. Furtado, já falecido; a família Pagani; o senhor Horácio Figueiredo; prefeitos que acreditaram na cidade; nossos colaboradores e parceiros. São eles que ajudaram a transformar Palhoça”, afirma.
Olhar para o futuro
Mesmo com tantos capítulos já escritos, a história da Jotas continua. A empresa prepara novos projetos em Palhoça e segue expandindo para outras cidades, com destaque para Garopaba, Imbituba e Florianópolis. “Nós estamos sempre atentos às novas demandas do mercado. Queremos oferecer empreendimentos que respondam às necessidades atuais e futuras, mas sem abrir mão da qualidade, do conforto e da segurança. Continuaremos investindo em Palhoça e em Santa Catarina, trazendo modernidade e desenvolvimento para todos os moradores”, conclui José Bitencourt Furtado.
Jotas Empreendimentos
Endereço: avenida Hilza Terezinha Pagani, 142, Pagani
Telefone: (48) 3286-0002
Site: jotasempreendimentos.com.br
Instagram: @jotasempreendimentos
29/08/2025
28/08/2025