Proteção, diversidade e enfrentamento de violência

São os temas debatidos na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

a596dd0a785e9ea5863645404242a74c.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris
Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Palhoça, realizada na última sexta-feira (9), reuniu cerca de 200 pessoas no Centro de Convivência do Idoso, no Caminho Novo. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palhoça (CMDCA) e apoiado pela Prefeitura, com ação de diferentes secretarias, em especial a de Assistência Social, a conferência contou com a participação de profissionais das diversas políticas públicas, ONGs de atuação no município, pessoas que se interessaram pelo tema, crianças e adolescentes.
A conferência teve por objetivo avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para a implementação da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes. A principal característica das conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil, especialmente as próprias crianças e adolescentes, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de direitos humanos de crianças e adolescentes. “A conferência é uma oportunidade de reunirmos atores de diferentes políticas públicas, sociedade palhocense, ONGs e demais organizações que atuam com crianças e adolescentes para podermos compartilhar conhecimentos acerca da situação atual do município e discutirmos ideias para avançarmos em ações que busquem garantir os direitos de crianças e adolescentes, que nada mais são do que nossos profundos e sinceros anseios por qualidade de vida. Qualidade de vida que, por fim, afeta a todos nós, hoje e no futuro”, explica o CMDCA. 
A conferência tem caráter deliberativo, isto é, o que é definido no evento tem extrema relevância e deve ser considerado pelos gestores das políticas públicas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. “Em outras palavras, vimos como melhorar a qualidade de vida delas. A partir disso, foram sugeridas propostas para o município, e seguindo orientação nacional, foram elaboradas 15 propostas para o estado de santa Catarina, que referem-se a: educação, saúde, esporte, cultura, assistência social e fundos com recursos para aplicação em projetos”, explica Rafael Arns Stobbe, psicólogo e coordenador da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social. Rafael também é o atual coordenador do CMDCA.
Na oportunidade também foram escolhidos quatro representantes de Palhoça para estarem presentes na Conferência Estadual, no primeiro semestre de 2019. Presente na conferência, Maria Cristina Juttel, psicóloga no município, conta que é de extrema importância que cada vez mais profissionais de diversas áreas estejam presentes nesses eventos. “Sem dúvida é um ganho para o nosso município. Ter representantes na etapa estadual nos dá a oportunidade de levar nossas propostas adiante e com isso quem sabe consultar melhorias para nossas crianças e adolescentes”, acredita. 
Entre os escolhidos está Rafael Arns, que afirmou ser um compromisso de muita responsabilidade. “É uma responsabilidade representar as ideias, anseios e propostas que surgiram em Palhoça. Assim como é uma oportunidade de compreender melhor as diferentes características de nosso estado e trabalhar para buscar soluções inovadoras para as demandas existe”, acredita o coordenador do CMDCA de Palhoça, que destaca que após a etapa estadual acontecerá a nacional. “Me permito compreender que este evento foi bem sucedido, pois houve grande comprometimento dos participantes em explorar alternativas que impactem positivamente nossa sociedade, bem como, deu oportunidade de voz a uma variedade de opiniões, o que por fim, enriqueceu  as propostas sugeridas”, finalizou Rafael.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif