5782ece518e6b6c43756e4ce87825bf9.jpeg Palhoça elege os 21 vereadores para os próximos quatro anos

0ef095e9f6d0ba57e48895847cfb8b22.jpeg Vestibular de Medicina da UniSul: professor dá dicas de como se preparar para a prova

b69ad95e2da5aacbc67ee7b98e46969f.jpg Palhoça contará com transporte público gratuito neste domingo (6)

ce88d3972bff68a114049524a64dc586.jpeg Mesmo após imprevisto, Ricardo Martins segue nas provas do Rally dos Sertões 2024

e8099a42cd699cce052d9410aba76e49.jpeg ViaCatarina ajuda pai de judoca a custear viagem ao Rio de Janeiro

b6dbf37ac86c979b1e0077246cdcaee7.jpg Rodrigo Rocha é o goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 7

f1d7d8f63c4f77b072a4805b3f0e845b.jpeg Jovens palhocenses ganham medalhas em competição de jiu-jitsu na Capital

fd67d75723bfe78bda89f51eaf466587.jpeg Judoca se prepara para representar Palhoça nos Jogos Escolares Brasileiros

Jogos e diversões: Polícia Civil reforça atuação

A partir de novembro, a Polícia Civil de Palhoça passará a ter uma atuação mais contundente com relação à fiscalização e à disciplina das atividades consideradas como “jogos e diversões públicas”

98b5e6bed1c5f26a1859ddd00863f5ab.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A partir de novembro, a Polícia Civil de Palhoça passará a ter uma atuação mais contundente com relação à fiscalização e à disciplina das atividades consideradas como “jogos e diversões públicas”. Também haverá um esforço conjunto para reduzir a burocracia na expedição de alvarás para estabelecimentos enquadrados nessa categoria.
A delegada regional Michele Alves Correa Rebelo reuniu integrantes de órgãos que participam do processo de licenciamento para o funcionamento desse tipo de atividade comercial, como a Secretaria da Fazenda do município, o setor de fiscalização, o Corpo de Bombeiros e a Fundação Cambirela do Meio Ambiente (que emite laudo de fonte sonora), para uma troca de informações. Um policial civil será destacado para trabalhar especificamente com esse setor de jogos e diversões públicas em Palhoça. “Estamos começando esse trabalho. Fizemos esta primeira reunião para nos conhecermos, fizemos um grupo e vamos trocar informações. Já constatamos que a legislação municipal precisa ser atualizada e vamos trabalhar em parceria, no sentido de orientar as pessoas”, informa a delegada.
Muitos comerciantes de estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas, e também organizadores de eventos, desconhecem a necessidade de obtenção de alvará da Polícia Civil para o funcionamento do seu negócio ou para a realização de uma festa, por exemplo (acesse o site bit.ly/2q3NLsY e conheça detalhes sobre as exigências legais). E nesta época do ano, com o verão se aproximando e datas comemorativas como Natal, Réveillon e Carnaval, a incidência de festas costuma ser maior. “As pessoas não têm noção do risco que é organizar o evento. O empresário que faz tudo certinho se exime de muitas coisas”, comenta a delegada regional.
E para que o cidadão não precise peregrinar entre vários órgãos para conseguir as liberações necessárias, a Polícia Civil quer simplificar o procedimento. “Nossa ideia é desburocratizar”, garante a delegada. O primeiro passo no rumo dessa desburocratização já foi dado: a partir de novembro, o empresário vai na Prefeitura, encaminha a documentação e a própria Prefeitura repassa para a Polícia Civil, “encurtando” o trâmite. Futuramente, a intenção é a de que todo esse processo seja feito de forma virtual, pela internet.

Fiscalização
A Polícia Civil também vai começar a intensificar as ações de fiscalização de estabelecimentos enquadrados na categoria de “jogos e diversões públicas”. “A partir da semana que vem, o pessoal já vai começar a perceber a Polícia Civil na rua, nos bairros”, avisa a delegada Michele Rebelo.
Casas noturnas, por exemplo, vão receber a visita da fiscalização e empresários do ramo serão chamados para conversar. A ideia não é “proibir”, e sim, “disciplinar”. “A gente não pode proibir. Palhoça tem que desenvolver a questão do turismo noturno, porém, de forma organizada. Então, vamos fazer um mapeamento ali, vamos conhecer cada local”, justifica.
A delegada menciona dois bairros: a Pedra Branca, onde a vida noturna vem crescendo, com a criação de novos empreendimentos, e a Guarda do Embaú, que costuma ser agitada durante as noites de verão. Aliás, a Polícia Civil já está organizando a Operação Veraneio e vai receber reforço policial para atuação nas praias, inclusive com fiscalização durante as madrugadas. O acordo feito com empresários do setor na Guarda do Embaú permanece em vigor, com proibição de fonte sonora após as 2h. A fiscalização vai verificar o cumprimento desse horário e também o “impacto de vizinhança”. A ideia é impedir que frequentadores “prolonguem” a festa por conta própria, com som alto, no entorno das casas noturnas.
A delegada informa, ainda, que haverá a possibilidade de liberação de funcionamento até 4h para alguns estabelecimentos de Palhoça, condicionada ao cumprimento de critérios específicos. “Quando a vida noturna é organizada, traz segurança para o bairro”, reflete a delegada.
As ações de fiscalização serão diferenciadas. “Não vai ter ninguém de arma em punho, a camiseta vai trazer ‘Polícia Civil, Fiscalização’, não vai ser ostensivo, para que as pessoas percebam que é um trabalho de orientação neste primeiro momento e a gente quer que as pessoas nos procurem para regularizar sua situação”, finaliza.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg