cc0c4b354ef7c6c2ae0e663cd87f48a8.jpeg Acidente envolvendo moto e caminhão é registrado no quilômetro 213 da BR-101

4666d9ca700028fef39b68b53a1b0e77.jpeg Polícia investiga desaparecimento de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

db0afdb68ba936ef05226c0db800d527.jpeg Aegea SC faz investimentos contínuos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

260942093f2a0e412ac2479c25a4ee9a.jpg Trecho da BR-101 em Palhoça será interditado nesta segunda-feira (3)

3f62ccd59c211dd9be076617e5d8b78e.jpg Período de transferências de estudantes da rede municipal para a estadual começa nesta segunda (3)

109a747f89d8bfb0a661666bbfcecc3d.jpeg Akanoá agita Jardim Botânico de São José com gravação de clipe e show gratuito

1e2cfc1c36cb9eaed6673af8b20171f8.jpeg Mostra CurtaDoc realiza exibições de filmes, debates e oficinas em programação com itinerância

aa1ed6724dc0981c9f044071d2cb1341.jpeg O inesperado chegou: festa de Flying Fish movimentou Florianópolis

3155666be90f5d2965304acf354661ee.jpeg Atriz palhocense estreia no cinema nacional ao lado de Vanessa Giácomo

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

b6174b9bf35fcf1313be89d47247d1f9.jpeg Águas de Palhoça apoia etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na Guarda do Embaú

Palhocense vai disputar o Parapan-Americano

Zé Raul foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas em Lima, no Peru

d273a571677aaea3340b082b942810de.jpg Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Depois de integrar a Seleção Brasileira que participou da Metro Cup, na Polônia, o jogador de rúgbi em cadeira de rodas José Raul Schoeller Guenther (Zé Raul), morador do Bela Vista, foi novamente convocado para defender o uniforme canarinho. Zé Raul estará na delegação que vai representar o Brasil no Parapan-Americano de Lima, no Peru, que inicia no dia 23 de agosto e termina em 1º de setembro. O jogador viaja nesta quinta-feira (1) para São Paulo, onde a equipe se reúne para um período de treinamento antes do embarque para Lima, marcado para o dia 16.

A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas vive um momento de evolução. A conquista do quarto lugar na Metro Cup, torneio realizado em Varsóvia, na Polônia, de 1º a 7 de julho, foi uma prova dessa evolução. O evento somou pontos para o ranking mundial da modalidade e, com o resultado obtido, o Brasil passa a ocupar a nona posição. A competição contou com a participação de mais sete equipes: Alemanha, Dinamarca, França, Holanda, Polônia, Rússia e Suécia. A França ficou com o título, batendo a Alemanha na final; o Brasil perdeu a disputa do bronze para a Dinamarca, em um jogo equilibrado. Esse equilíbrio, demonstrado, principalmente, nas partidas diante de Suécia, Rússia, Alemanha e Dinamarca, permite sonhar com um futuro promissor.

Já a França, campeã do torneio e quinta colocada no ranking mundial, está em um nível superior, na avaliação do atleta palhocense. “Eles são muito fortes. Hoje, a gente não tem time para ganhar deles, mas a gente poderia ter feito um jogo melhor contra eles na semifinal. Foi um jogo bem atípico, arbitragem confusa. Mas não é desculpa, a gente nunca ganhou deles e eles eram a seleção mais forte lá, tanto é que foram campeões”, relembra Zé Raul.

A próxima meta da Seleção Brasileira é fazer uma boa apresentação no Parapan-Americano de Lima. A equipe estreia diante da Colômbia, o principal rival sul-americano; depois, enfrenta o Canadá e, na sequência, os Estados Unidos, grande favorito ao ouro; e finaliza a etapa classificatória com jogos “menos complicados”, teoricamente, diante de Argentina e Chile. Os quatro melhores fazem a semifinal, em cruzamento olímpico.

Por falar em Olimpíada, o Parapan terá um “gostinho” de Tóquio: o melhor time garante vaga direta para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão disputados na capital japonesa, e os outros dois medalhistas se credenciam para a disputa de uma repescagem mundial. Como Estados Unidos e Canadá são favoritos, o duelo com a Colômbia passa a ser crucial na disputa olímpica. No Parapan de Toronto, em 2015, os colombianos levaram a melhor sobre os brasileiros na disputa pelo bronze. “A gente tem condição de ganhar deles, mas não vai ser fácil. A Colômbia está ali, junto com a gente, é um time forte, e vai vir com tudo também para buscar essa vaga”, projeta Zé Raul.

Melhor seria conquistar o ouro pan-americano, para não depender da repescagem, mas se confirmar presença nessa competição pré-olímpica, Zé Raul acredita que o Brasil tem boas chances de carimbar o passaporte para o Japão. “Dos times que devem ir para a repescagem, acho que a gente tem chance de vencer praticamente todos”, analisa, apostando em França e Grã-Bretanha como os times que vão conquistar vaga direta em Tóquio através da seletiva europeia.

Independentemente dos resultados no Parapan, o atleta do Bela Vista afirma que o importante é fazer boas apresentações em Lima. “Claro que a gente quer ganhar, mas, sendo realista, a gente pode disputar um bronze ou uma prata, talvez. O que a gente pretende é fazer bons jogos contra Estados Unidos e Canadá”, diz o atleta, que defende a Seleção Brasileira desde 2010 - na época, com apenas 19 anos.

Hoje, Zé Raul defende a equipe do Gigantes, de Campinas (SP), e quando não está em competição, treina sozinho na Unisul, na Pedra Branca, com o acompanhamento da personal trainer Maria Eduarda Marcelino. O esforço para aprimorar a forma e evoluir no esporte tem sido recompensado. No ano passado, Zé Raul foi eleito o melhor jogador do Brasil e ganhou o prêmio paralímpico. “Foi a primeira vez que um ponto baixo foi eleito”, comemora - “ponto baixo” se refere à classificação funcional: Zé Raul tem classificação 1.0; o atual prodígio da Seleção Brasileira, por exemplo, o paulista Gabriel Feitosa, de 19 anos, tem classificação 3.5. “Fisicamente, ele é o melhor, disparado. A gente espera muito dele. Se ele focar, tem tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo, fácil”, elogia Zé Raul.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg