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O Morro dos Cavalos é ponto de atenção quando o assunto é mobilidade urbana em Santa Catarina. Mesmo com projetos antigos que nunca se concretizaram, esse debate tem se intensificado. Agora a novidade é a possibilidade de construção do túnel duplo na região, projeto que poderia ser implementado com mudanças no pedágio e na concessão. A atualização foi divulgada na semana passada, após reunião dos órgãos.
Segundo o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, deputado Pedro Uczai (PT), a proposta seria consenso entre o Ministério dos Transportes (MT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A novidade foi comentada pelo deputado em entrevista ao programa “Conversas Cruzadas”, da CBN Floripa, e repercutida posteriormente. De acordo com o parlamentar, a discussão sobre o projeto ocorreu em uma reunião com o MT e a ANTT.
De acordo com ele, o Ministério dos Transportes estaria favorável à transferência do Morro dos Cavalos da Arteris para a CCR/Motiva. Esse movimento teria sido uma sugestão da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).
Além disso, tanto MT quanto ANTT concordam que a melhor alternativa para região seria a construção de um túnel duplo, alternativa que já rondava o debate público sobre a região. Em breve poderão ser divulgados cronogramas relacionados ao projeto.
Outra novidade seria o aumento do valor do pedágio. O novo valor pode chegar a cerca de R$ 5. Hoje, ele custa R$ 2,40.
Ainda referente à possível implantação de um túnel duplo na região do Morro dos Cavalos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já se movimentou. Na semana passada, o órgão enviou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o pedido oficial de instalação do projeto, para ser analisado.
Debate antigo
Uma solução para o problema de mobilidade na região do Morro dos Cavalos já é assunto antigo. Por anos a fio, deslizamentos de terra e acidentes de trânsito causam interdições na região.
Um dos episódios recentes mais lembrados aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril de 2024, quando um deslizamento de terra deixou a BR-101 interditada por quase 30 horas. A situação gerou um grande transtorno na região. Nesse período de interdição, motoristas presos no trânsito precisaram receber assistência. Um congestionamento de mais de 30 quilômetros foi registrado, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na época, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a obra no Morro dos Cavalos certamente será realizada. Segundo Renan, é uma obra bilionária em termos de investimento. O fato não foi consumado até hoje.
O ministro também esclareceu que “existe a necessidade de priorizar e equilibrar os recursos disponíveis, que são de R$ 4 bilhões, considerando não apenas o Morro dos Cavalos, mas também outras obras importantes que precisam ser realizadas em Santa Catarina”, declarou Renan.
Ainda no ano passado, o ministro alegou que o contrato com a empresa Arteris, concessionária administradora do trecho, deve ser otimizado para incluir novas obras, entre elas, a construção do túnel, que já conta com licença ambiental desde 2018.
Contorno Viário do Morro dos Cavalos
Em abril de 2025, o Governador Jorginho Mello chegou a apresentar outra alternativa ao ministro dos transportes, Renan Filho. Na época, ele demonstrou a proposta de contorno viário para o Morro dos Cavalos. Na prática, seria um binário com cerca de 5,2 quilômetros. No entanto, a alternativa foi criticada por organizações que defendem o território indígena da região.
A pauta reacendeu em julho, após um acidente que envolveu 26 veículos. Caminhão-tanque que tombou e pegou fogo. Além das vítimas, o trânsito ficou parado por mais de cinco horas em ambos os sentidos.