7ad41d45e4ff1ccdec727049ca21dd75.jpeg Palhocense participar de especialização intensiva em cinotecnia policial em Chapecó

c38d257c1272f73d721c43130da2c7c6.jpeg Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo cria ações para impulsionar o setor

e4529303a0543054fc28e610b0c6fe61.jpeg Campanha sobre representatividade política ganha as ruas de Palhoça com a instalação de outdoors

ade1f1d70bddc0fd1fee0d6c18365700.png Hospital Regional de Palhoça segue com obras em ritmo acelerado

fe2b90174b7691734439ea8aa3f0dd1d.jpeg Deputado Camilo Martins defende campanhas de combate à violência contra a mulher

201e5d0579a9062e2144f03dd8be6b2f.jpeg "O Pequeno Príncipe" chega ao palco do CEU de Palhoça neste sábado (9)

014e13578d4df6702c3a1f6bda0f38c3.jpeg A 12ª Feira Home&Decor chega a São José com preços de fábrica e tendências de personalização

05ceaeecece8d27ae011d9eab7b8dcd2.jpeg NICH BURGERS, de Palhoça, se destaca no maior tour gastronômico da América Latina

f917ac5f79df9cfd25c6530f887eb6e1.jpeg Presença maciça do público consolida o sucesso do 2º Rodeio Palhoça

a15184f9267ca290db99f835f02b5693.jpeg Surfista da Guarda do Embaú promove rifa para disputar Circuito Brasileiro de 2026

ae51603850981622c7b9f3bc2c81002b.jpeg Judoca de Palhoça conquista título da Oceania no judô

53347acadcef1e37a8974d7a905ac59c.jpeg Guarani de Palhoça perde segundo jogo consecutivo e segue sem marcar na Série B

48d0ac89acf1839b344cac7cd10d33b1.jpeg Atleta de 13 anos conquista título europeu de jiu-jitsu e coleciona troféus

39fcf951f2cd020738d8e535ab8f34b5.jpeg Referência mundial no aikido ministra seminário em Palhoça

27d63b625d9f364db4d37afedc7e05ab.jpeg Concessionárias de saneamento: empresas privadas que atuam no desenvolvimento dos municípios

48831d4afc69e3ffd0f78777074f9ff1.jpeg Aegea SC transforma o saneamento básico nos municípios que opera no estado com investimentos e inova

ec3cb698bfde1e9273e01c51ec3c21a8.jpeg Marco Legal do Saneamento determina a universalização de água tratada e de esgoto coletado

SC Saúde: audiência em busca um acordo

Reunião entre a Prefeitura e representantes do plano se saúde buscou soluções para manutenção do plano de saúde de servidores; decisão deve acontecer na próxima semana

33b23cff1b0984b2d431e876206a36b6.jpg Foto: EDWINTP/PXHERE/DIVULGAÇÃO

* Por: Sofia Mayer*

 

Uma audiência, com a participação de autoridades do município e representantes do plano SC Saúde, que acolhe os servidores da Prefeitura desde 2018, aconteceu nesta quarta-feira (22) para traçar um acordo sobre uma possível manutenção do convênio com o estado. No começo do mês, trabalhadores e atores políticos se mostraram surpresos com a informação de que, no próximo dia 31 de agosto, Palhoça seria descredenciada da instituição.

Pelo menos duas sugestões foram levantadas pela Prefeitura durante a reunião: a manutenção do contrato com o SC Saúde enquanto durar a pandemia ou durante seis meses, a fim de que consiga contratar uma nova empresa, e a renovação do plano por tempo indeterminado, “haja vista a ótima qualidade dos serviços prestados”. De acordo com o município, os pedidos são decorrentes também da dificuldade de nova licitação, principalmente durante o cenário de pandemia. A Prefeitura assegura que todos os pagamentos estão em dia.

De acordo com balanço feito pela Procuradoria Geral do Município, os representantes do plano SC Saúde se mostraram favoráveis a um acordo com o município. Representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palhoça (Sitrampa), que entrou como interessado no processo, o presidente Francisco Antônio de Souza Martins (Chico) garante que a continuidade dos serviços seria benéfica para os trabalhadores. “É um ‘baita’ de um plano de saúde. Para mim, hoje, é o melhor”, afirma. 

Chico conta que está contente com os encaminhamentos da conversa. Segundo ele, os dois lados se comprometeram a alinhar internamente as reivindicações para a próxima audiência, marcada para quarta-feira (29), que deve definir a situação. “A reunião foi produtiva, não fecharam as portas”, comemora. 

 

Posicionamento da empresa

A posição da SC Saúde é a de cumprimento da ordem da Controladoria Geral do Estado (CGE), que prevê o descredenciamento da Prefeitura, alegando carência legal e déficit orçamentário. Já havia sido imputada às prefeituras vinculadas, inclusive, que aceitaram o acordo, o pagamento de uma taxa de custo operacional, baseada em cálculos feitos pela equipe administrativa.

Representantes do plano de saúde se mostraram, entretanto, abertos ao diálogo, inclusive quando o juiz levantou a possibilidade de manter os serviços até o fim do ano. “Decisão judicial se cumpre. Para nós, administrativamente, é tranquilo”, informa a Diretoria de Saúde do Servidor (DSAS). Durante a audiência, estavam presentes, no lado do SC Saúde, o procurador do estado e o diretor da DSAS, Claudio Fontes.

Não havendo acordo entre as duas partes, o juiz deverá decidir pela renovação, prorrogação ou desligamento dos vínculos. 

 

Motivações

Depois de ser divulgada a notícia de desligamento da Prefeitura, a Diretoria de Saúde do Servidor, por meio da Gerência Administrativa do plano SC Saúde, esclareceu que o convênio com o município - para prestação de serviços aos servidores ativos, inativos ou pensionistas - foi firmado em 2 de maio de 2018, com previsão de encerramento em dois anos, em maio de 2020.

Segundo a nota, porém, no dia 2 de maio de 2020 o acordo foi renovado até o dia 31 de agosto, para não interromper os atendimentos de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. “Prazo para que o município encontrasse nova estratégia de contratação na área de Saúde”, explicam. Segurados foram notificados da manutenção no dia 14 de junho, segundo a empresa.

A Gerência Administrativa do plano SC Saúde salientou, ainda, que, se for identificada, pelo governo do estado de Santa Catarina, a comprovação de dificuldades no andamento do processo de contratação de nova empresa, o plano não se furtará em oportunizar, por um curto espaço de tempo, a prorrogação do atual convênio, mediante aditivo futuramente firmado. “Além de prestar atendimentos qualificados, nossa preocupação reside em não deixar desassistidas pessoas em momento pandêmico tão delicado”, garante a gerência. 

Embora a Diretoria de Saúde do Servidor garanta que a relação do convênio com a Prefeitura de Palhoça seja irretocável e “de administração fácil”, segue as recomendações da Controladoria Geral do Estado (CGE), que afirma haver defasagem na construção dos convênios. “Mediante relatório de auditoria da CGE, no plano SC Saúde, relatório concluído e apresentado no final de 2019, a CGE orientou a rescisão de todos os convênios celebrados com municípios, alegando carência legal e déficit orçamentário”, informou a Gerência Administrativa do plano SC Saúde, em nota.

O descredenciamento teria acontecido também na Prefeitura de Florianópolis, que já está em processo de licitação de nova empresa.

 

* Sob a supervisão de Luciano Smanioto

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg