240bbc0b58648717cb840d3dc82ab4a1.jpeg Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 85% na tarifa de água

4b3a7d2aa4ded5e022dfd555bd790a70.png Gerar inaugura novo polo em Palhoça com evento “Café com a Gerar”

152a57f10949b0b52401dda41503ad48.jpeg Prefeitura abre inscrições para comércio ambulante nas praias de Palhoça durante o verão

eb6516ac5405ee57380f1007146623d6.png Prefeitura com Você chega ao Parque do Madri neste sábado (18)

bf47908ea0b5a3ed12024c2ce8060c65.jpeg Livro produzido durante curso de xilogravura será lançado nesta sexta (17), na Casa do Educador

20b82cb5823142d01e4ec8ff523bd646.jpeg Projeto Pulsa Palhoça - Trilha Sonora confirma nova data para show de estreia

3c4c867ce14bf6f804d3156089116e16.jpeg Biblioteca pública de Palhoça celebra 50 anos de fundação com programação especial

6d2a4683b9dce2fc9651f916166a6bad.jpeg Uniasselvi Fadesc promove evento na Ponte do Imaruim em comemoração ao Dia das Crianças

a555b1e50e8904da3ef752089c36a8a4.jpg Arena Trap Festival: WIU, MC Daniel, Teto e MC Hariel em São José

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Ciclone: equipes seguem trabalho intenso

Bombeiros e profissionais da Celesc têm muito trabalho para reparação de danos no estado

ff089be6fb7e79078a006d286dbbc092.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO/CBMSC

A quarta-feira (1) foi mais um dia de muito trabalho para as equipes do governo do estado que atuam nos reparos dos estragos provocados pela passagem do ciclone extratropical. Durante a tarde, o governador Carlos Moisés conversou com representantes do governo federal em busca de apoio para a reconstrução das cidades atingidas.

Até a tarde desta quarta-feira, nove óbitos foram confirmados em Santa Catarina e duas pessoas continuam desaparecidas. “Lamentamos as mortes ocorridas nesta catástrofe e continuaremos atuando firmes para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas. Estamos buscando apoio do governo federal para que a reconstrução seja rápida. É o momento de nos unirmos para vencer mais este desafio”, disse o governador Carlos Moisés.

O governador Carlos Moisés fez contato com lideranças do governo federal para atualizá-los sobre a situação de Santa Catarina e buscar recursos para a reconstrução. Junto à deputada federal Carmen Zanotto e ao senador Jorginho Mello, o chefe do Executivo estadual conversou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que colocou a Defesa Civil nacional à disposição do estado.

Carlos Moisés também conversou com outros parlamentares, como o deputado federal Daniel Freitas, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, e o deputado federal Fábio Schiochet.

 

Equipes seguem trabalhando nos reparos

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC) está trabalhando desde a tarde de terça-feira (30) para auxiliar a população e minimizar os estragos dos fortes ventos e chuvas decorrentes do chamado "ciclone bomba".

Os principais registros recebidos pelo CBM/SC foram de queda de árvores e destelhamentos. Todos os batalhões registraram ocorrências, empregando mais de 1.450 bombeiros militares, 674 bombeiros comunitários, 402 viaturas, além de duas equipes de força-tarefa e um cão de busca.

 

Óbitos registrados até o momento

- Chapecó: uma idosa, de 78 anos, vítima de queda de árvore;
- Santo Amaro da Imperatriz: um homem, atingido por fiação elétrica;
- Tijucas: 03 vítimas após desabamento de galpão;
- Ilhota: um homem de 59 anos;
- Governador Celso Ramos: um homem de 59 anos;
- Rio dos Cedros: um homem de 73 anos;
- Itaiópolis: mulher, 37 anos, vítima de queda de árvore.

Duas vítimas seguem desaparecidas, uma na cidade de Canelinha e outra na cidade de Brusque. Na cidade de Brusque, mergulhadores do CBMSC estão em busca de um homem que caiu de uma ponte pênsil.

 

Defesa Civil

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DC/SC) continuam fazendo o levantamento dos prejuízos causados pelo ciclone. O chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, percorreu municípios da região Serrana e está coordenando o trabalho de reparo dos danos em todo o estado. Segundo ele, a atuação integrada dos órgãos governamentais garante mais eficiência no atendimento às ocorrências. “Todos os itens de assistência humanitária estão sendo ofertados pelo Governo do Estado”, destacou.

João Batista também conversou com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. O governo federal deverá aportar recursos para a reconstrução de danos materiais no estado, como reparos em edificações públicas. O trabalho de levantamento da extensão dos prejuízos vai dar a dimensão dos valores.

 

Celesc

Às 18h desta quarta-feira (1), aproximadamente 1 milhão de unidades consumidoras já estavam com a energia restabelecida. Os trabalhos de reparo na rede de distribuição de energia elétrica começaram na tarde de terça-feira (30), envolvendo algo em torno de 1,3 mil profissionais, divididos em 300 equipes pelo estado.

Em Palhoça, porém, muitos bairros seguiam sem luz até a noite de ontem. Na divisa do Caminho Novo com o Bela Vista, por exemplo, moradores chegaram a promover uma manifestação, fechando um trecho da avenida Paulo Roberto Vidal com a queima de materiais. A Polícia Militar precisou intervir para liberar a via pública. O bairro, naquele momento, apresentava áreas com abastecimento normalizado de energia elétrica e outras às escuras.

O ciclone provocou estragos em todas as regiões do estado e, segundo a empresa, foi a situação mais grave já registrada em toda a história da Celesc.

Depois da passagem do ciclone, ainda na noite de terça-feira, aproximadamente 1,5 milhão de unidades consumidoras (UCs) ficaram sem energia na região de concessão da empresa.

Atualmente, o call center para emergências da Celesc - 0800 48 0196 - está funcionando, mas devido à alta demanda pode ocorrer atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Os consumidores também podem se comunicar com a empresa por meio do site e do aplicativo.

A Celesc continua orientando a população a ficar em casa e não se aproximar de locais próximos da rede elétrica, para evitar acidentes.

 

Rodovias

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), os pontos de obstrução causadas por conta da queda de árvores e postes, em rodovias estaduais, já foram liberados. O trabalho de limpeza nas pistas, em alguns trechos, seguirá até sexta-feira (3).


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg