c7d35c3c3262c96d7262a15edb97f7ef.jpeg CBMSC intensifica prevenção para o Carnaval e alerta sobre perigos em áreas sem guarda-vidas

08fdefb19290de776f863b3ca66b8fdc.jpeg PRF recupera automóvel roubado no RJ e prende foragido em Palhoça

35ba1c975af36dc176fc0eaa621c9e6d.jpeg Suspeito de roubar e esfaquear policial morre em confronto com a PM

62ca7701d5bf96e7ebfdab089d38407d.jpeg PMSC lança Operação Alegria para segurança no carnaval 2026

452d7b2221ac94714721c3a11b48eac6.jpeg Filme palhocense ‘Presente’ terá sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade

8e7014fb432b9e4e96130d5d5b12af18.jpeg Palhoça tem programação para todos os públicos, em diversos pontos

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

815e2c79201e1010aef78b887dc69bce.jpeg Marcos Túlio: atleta com história em Palhoça e carreira internacional é destaque na Gulf Magazine

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

Embarque na nossa viagem virtual ao passado

Jornal Palavra Palhocense convida os leitores a interagir com a fanpage do Projeto Memória Palhocense, que em breve será eternizado em livro

b6935628b285f6f5ff207eb016ae3a57.jpg Foto: ARQUIVO/JPP

"O mistério das calcinhas: o sinistro aconteceu nos anos 90, quando em uma certa manhã, algumas palmeiras da Praça 7 de Setembro amanheceram repletas de calcinhas. Na época, o fato causou espanto e polêmica. Como foram parar lá no alto das palmeiras, ninguém nunca soube. Se alguém sabe ou pode dar alguma dica, pode fazê-lo, afinal, já fazem mais de 20 anos do acontecido, né?!". Esse texto que traz a curiosidade do "mistério das calcinhas" penduradas nas palmeiras foi extraído da postagem mais recente (até o fechamento desta edição) da fanpage do Projeto Memória Palhocense, que o Palavra Palhocense tem levado aos leitores tanto nas páginas do jornal quanto no mundo virtual das redes sociais. Um esforço pela manutenção da história de Palhoça, e convidamos você, leitor, a participar desse processo.
A fanpage no Facebook foi criada para servir como um canal de interação entre o acervo histórico do Palhocense e a comunidade. Quantos de nós não viveram ao vivo as 
histórias narradas no Projeto Memórias? Quantos leitores vão lembrar que se divertiram à beça ao avistar aquela árvore recheada de calcinhas? É isso que nós queremos, aproximar nossos leitores do passado da cidade, alimentando a saudade com boas recordações.
Por isso, convidamos vocês a interagir conosco. Comentem nas fotos, enviem seus próprios registros, compartilhem conteúdo e nos ajudem a identificar as fotos publicadas. O acervo é gigante, e nem todas as imagens estão acompanhadas de identificação, principalmente aquelas que garimpamos no riquíssimo relicário fotográfico herdado do mestre Gedalvo Passos. "Sempre fui um apaixonado por fotos antigas de Palhoça e entrei em êxtase quando fui presenteado, juntamente com o jornal Palhocense, pela família Passos, para ser o tutor do arquivo fotográfico de nosso fotógrafo maior, Gedalvo Passos, e seus filhos", comenta o fundador do Palhocense, o colunista João José da Silva, que a comunidade carinhosamente alcunhou de "João do Jornal".
São mais de 1 milhão de fotos, reunidas em 58 caixas, com 50 a 60 envelopes, cada um recheado com eventos de casamentos, festas de aniversário, crisma, primeira comunhão, enchentes, fotos 3x4, eventos esportivos e festas religiosas das mais diversas religiões. Além de fotos de casarios antigos e paisagens do município a partir da década de 1960, quando a família Passos abriu o Studio Palhoça, na rua do Mercado Público.
A partir do momento em que fomos presenteados com a missão de tutelar esse acervo magistral, surgiu a ideia de reunir as fotos numa página no Facebook. Há um ano e meio esse arquivo tem sido exibido através das páginas João Palhocense e Projeto Memória Palhocense. "O mais interessante é que a comunidade aderiu ao projeto e tem me enviado relíquias que muitas vezes estavam esquecidas na gaveta e que mostram cenas de Palhoça nunca vistas e de pessoas que fizeram história", comemora João do Jornal.
O projeto não para por aí. João está reunindo e selecionando fotos que serão compiladas em livros, que o jornal Palhocense pretende lançar no ano que vem. "O livro vai reunir história do município, curiosidades e principalmente nossa gente. Gente que fez a diferença para termos a Palhoça que temos hoje e que trouxe o município até aqui", projeta João. "Também faz parte do Projeto Memória Palhocense o sonho de um dia podermos ter uma sala em um prédio público, onde através de computadores, todas essas fotos possam ser apreciadas pelas futuras gerações. Para isso, falta o poder público municipal colocar à disposição da área cultural o antigo prédio da Prefeitura, por exemplo, para que ali funcione a nossa tão sonhada casa da cultura", suplica.
Enquanto isso, divirta-se na fanpage JoaoJornalPalhocense/ e boa viagem ao passado!


Acesse a fanpage do Projeto Memória Palhocense



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: ARQUIVO/JPP ARQUIVO/JPP
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg