Acip renova desafios em busca de crescimento

Caderno Memória Palhocense comemora os 25 anos de atividade da Associação Empresarial de Palhoça

6f460a7ed9c5bfb8b9c21825bc873ab4.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

A Associação Empresarial de Palhoça (Acip) tem mais de 25 anos de atuação em favor do empreendedorismo e do associativismo como melhor modo de gerar desenvolvimento econômico regional. A entidade integra o sistema associativo estadual da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e possui atualmente cerca de 400 empresas associadas dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.

O principal objetivo da entidade é fortalecer a atividade empresarial através do associativismo, sem deixar de lado outras atribuições igualmente estratégicas, como atender expectativas em soluções e serviços dos associados e também buscar inserção no contexto social, econômico e político de Palhoça e região. Sua atuação é reforçada pela participação de cinco núcleos setoriais: Jovem, Da Mulher, de Inovação, E-Commerce e Gastronômico.

Além de abraçar questões institucionais em defesa do município e de manter um canal aberto e construtivo de relacionamento com os poderes públicos, a Acip trabalha no atendimento às demandas e expectativas de associados através do provimento de uma série de serviços e soluções para beneficiar as empresas.

A entidade também desenvolve um consistente calendário de atividades, cursos, workshops e ações de intercâmbio com demais entidades empresariais do Sistema Facisc. Um dos eventos mais concorridos e prestigiados da Acip é o Café de Negócios, realizado a cada bimestre e que já tem demanda de empresas com apresentações agendadas até o primeiro semestre de 2019.

 

Surgimento

O surgimento veio na década de 1980-90. Incentivados pelo poder público municipal, empresários começaram a se instalar numa área chamada de Distrito Industrial, localizada junto à margem da BR-101.

Com o passar do tempo e a realização de constantes reuniões e mobilizações, estes empresários sentiram a necessidade de seu unirem para encaminhar soluções conjuntas para aquela área, na época, bastante isolada da área central do município de Palhoça. Surgiu então a Associação Empresarial do Distrito Industrial de Palhoça.

Como resultado de movimentação, novos empresários aderiram ao movimento, não apenas os instalados no Distrito Industrial, a ponto de ter-se o espaço para a criação da Associação Comercial e Industrial de Palhoça, no ano de 1993, que teve como primeiro presidente Ubirajara Câmara.

 

Presidentes da Acip

1993 – 1995 – 1997 – Ubirajara Câmara
1997 – 1999 – Cesar Olsen
1999 – 2001 – Marlon Rosa
2001 – 2003 – 2005 – José Antonio do Nascimento
2005 – 2007 – 2009 – Francisco Assis Pereira
2009 – 2011 – 2013 – Claudio Hoeller de Souza
2013 – 2015 – 2017 – Leandro Porto da Rosa
2017-2019 – Marcos Cardoso Canto (atual presidente)

 

Homenagens na festividade de aniversário

No evento em que comemora seus 25 anos de fundação, a Acip homenageou sete ex-presidentes da entidade: Ubirajara Câmara, Cesar Olsen, Marlon Rosa, José Antônio do Nascimento, Francisco Assis Pereira, Claudio Hoeller de Souza e Leandro Porto da Rosa.

O atual presidente, Marcos Cardoso, enfatiza que “a Acip é hoje resultado de todo um trabalho realizado ao longo destes anos por empresários que doaram seu tempo e com suas diretorias todas voluntárias fizeram história, trazendo nossa associação até esse momento”.

 

Atuação da CMA ganha reconhecimento estadual

A Acip foi homenageada em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de SC, em Florianópolis, no evento comemorativo aos 20 anos de fundação da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem (CCMA). O diretor jurídico, Dr. Ivan Cadore, representou a entidade e recebeu a homenagem.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, e expressiva representação da sociedade civil da região. A proposta de homenagem à CCMA partiu do deputado Antonio Aguiar, tendo sido aprovada por unanimidade e a entidade aproveitou a oportunidade para realizar uma série de homenagens a quem ajudou na construção e na projeção da Corte, entre elas, a Acip de Palhoça.

Desde setembro de 2016, funciona junto à Acip a primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Palhoça, numa parceria com a Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem (CCMA). O diretor jurídico Ivan Cadore acredita que a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIP (CMA) tem grande potencial de crescimento à medida em que a solução for ganhando a confiança do empresariado como a melhor alternativa ao invés da demanda judicial.

 

Parceria inédita com a Colônia Penal

A Acip e a Colônia Penal Agrícola de Palhoça formalizaram uma parceria inédita na região, abrindo o espaço físico e a utilização da mão de obra carcerária para empresas associadas que quiserem se instalar por lá. Até o momento, quatro empresas já começaram as tratativas formais para participarem do projeto e esta semana mais uma comitiva da Acip visitou a sede da Colônia Penal, levando empresários interessados.

A Colônia Penal de Palhoça tem hoje 465 detentos e cerca de 40% deste contingente trabalha com oito empresas lá instaladas nesta parceria público-privada. A ideia do estado é fazer com que essa unidade prisional alcance 100% dos detentos exercendo trabalho prisional, de acordo com o secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, que acompanha de perto o andamento desta parceria.

Neste processo, a ressocialização dos apenados é feita através de atividades laborais e remuneradas. Cada três dias trabalhados representam desconto de um dia da pena, e cada participante é remunerado com um salário mínimo mensal – o valor é igual para todos.

Os empresários participantes podem optar pela instalação da empresa no espaço físico existente dentro do presídio ou a utilização da mão de obra penal existente em atividades externas. Todas as atividades e termos da parceria estão embasados por lei.

Outro desdobramento desta visita é a possibilidade de realização de cursos técnicos de capacitação aos apenados numa parceria entre a Acip, OAB de Palhoça e a Colônia Penal, aproveitando os recursos disponíveis na rubrica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vinculado ao Ministério da Educação.



Galeria de fotos: 6 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif